Durante aula em Bauru, presidente da OAB SP exalta a essencialidade da Advocacia no sistema de Justiça

Tweet


28/10/2019

10.10.2019-  XIII Semana Jurídica da Universidade Brasil- Unidade Bauru

O fundamental papel da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil na defesa dos direitos e garantias fundamentais, bem como da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito, ganhou ênfase em aula ministrada pelo presidente da OAB São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, durante a XIII Semana Jurídica da Universidade Brasil em Bauru (10/10).

Os alunos do curso de Direito participaram da palestra, que teve por objetivo apresentar o panorama da atuação da OAB e da profissão no país. Nesta seara, o presidente da Ordem paulista reafirmou a missão da classe: ser o primeiro e o último bastião de defesa da cidadania. “O artigo 133 da Lei Maior diz que a Advocacia é indispensável à administração da Justiça, e o é porque a Advocacia tem cumpri o seu papel de servir ao cidadão”, enfatiza. Para realizar essa obstinada tarefa, os advogados e advogadas contam com um único instrumento: a Lei, a maior conquista civilizatória da humanidade. “É a Advocacia que faz com que todos compreendam que para avançar sobre as escolhas individuais de alguém é preciso ter provas de que elas afrontam a lei”, assevera.

A importância do Exame de Ordem para auferir o conhecimento técnico dos bacharéis em Direito que desejam ingressar na OAB, foi exaltada pelo dirigente, uma vez que todas as carreiras do universo jurídico contam com prova específica nesse sentido, já que as Faculdades de Direito formam apenas bacharéis em Direito.

Exemplificando a imprescindibilidade da atuação da Advocacia, o presidente da OAB SP destacou o prejuízo aos cidadãos que não são representados por um profissional capacitado no âmbito dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Na percepção do dirigente de Ordem, a não obrigatoriedade de advogados e advogadas neste espaço de realização de Justiça afeta, principalmente, os cidadãos hipossuficientes.

Presenças
Participaram da exposição: Márcia Negrisoli, presidente da OAB em Bauru; Alisson Caridi, diretor-tesoureiro da OAB em Bauru; Alessandro Biem Cunha Carvalho, ex-presidente da OAB em Bauru e atual conselheiro secional da Ordem paulista; Bruna Polanzan, presidente da Comissão OAB Vai à Faculdade da Subseção de Bauru; Natalia Marques Abramides, presidente da Comissão de Direito Empresarial da Subseção de Bauru; e Alexandre Luiz Fantin Carreira, ex-presidente da Comissão da Advocacia Pública da Subseção de Bauru.