Em dia de debates sobre direitos da infância e juventude, Comissão temática toma posse

Tweet


29/10/2019

25.10.2019 - Posse da Comissão de Direitos InfantoJuvenis

A Comissão dos Direitos Infantojuvenis foi empossada nesta sexta-feira (25/10) em meio à realização do I Congresso Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Temos legislação avançada, mas ao mesmo tempo o desafio de lidar com a dura realidade de tantas crianças e adolescentes em situação de violação, algo que nunca pode ser naturalizado”, disse Thais Dantas, vice-presidente da Comissão.

O presidente do grupo de trabalho, Diego Goularte, reiterou pouco antes que o grande papel da Advocacia, ao recepcionar situação de violação ou de ausência de Estado e da família na vida de criança ou adolescente, é olhar primordialmente para o jovem, à parte das questões financeiras e patrimoniais envolvidas em relação aos pais. 

A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente da Ordem paulista, Ricardo Toledo Santos Filho. O dirigente referiu-se à posse como ato formal, visto que a Comissão vem atuando ao longo do ano. “Hoje apenas sacramenta-se o trabalho que ocorre há meses”, disse. Em seguida, rememorou o histórico empenho da classe por questões relevantes para o desenvolvimento da sociedade. 

"A Advocacia esteve à frente dos momentos mais importantes desta nação, a exemplo do papel de Luis Gama para a abolição da escravatura e, em época mais recente, a contribuição da classe para a redemocratização", citou. "Nossas maiores bandeiras sempre foram as externas, nunca as corporativistas". 

Ademais, o vice-presidente da OAB SP destacou que o número de mulheres à frente de Comissões da Secional hoje supera o de homens – fato inédito na instituição – e rememorou movimentos da gestão, a exemplo dos cursos de especialização há alguns meses ofertados gratuitamente pela ESA à jovem advocacia.

Compuseram a mesa, além dos citados, o presidente da Subseção de Piracicaba, Jefferson Goularte; e Monica Molica, presidente da Comissão de Direito à Adoção.