Jornal da Advocacia acentua a contribuição da classe no combate à corrupção

Tweet


10/10/2019

Jornal da Advocacia acentua a contribuição da classe no combate à corrupção

O incansável combate ao complexo problema da corrupção, tão enraizada na sociedade contemporânea, é tema central do Jornal da Advocacia, que está em circulação. A edição expõe a constante atuação da Advocacia nesse front, contribuindo para a construção de um Estado atento aos valores republicanos de respeito à coisa pública, por meio de aperfeiçoamento de mecanismos destinados à prevenção e ao enfrentamento deste mal. Confira aqui.

Por seu lado, o diretor executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, acredita que o país está longe de resolver o problema. Para ele, fala-se muito no uso inadequado do bem público, mas não se discute reformas ou soluções eficazes para vencer essa batalha. “O Brasil foi um dos países fundadores da Parceria pelo Governo Aberto e é lamentável que, nos últimos anos, a agenda de transparência, acesso à informação e participação social esteja sofrendo graves retrocessos”, analisa.

Na seção debate, artigos de especialistas na área apresentam argumentações opostas sobre a possibilidade de o crime de corrupção ser inserido no rol de crimes hediondos.

Em “Palavra do Presidente”, Caio Augusto Silva dos Santos pontua: “A OAB tem história ímpar em defesa da Democracia e dos valores republicanos, cuja ampla independência funcional em relação ao poder público lhe permite aprimoramento constante da estrutura própria que é utilizada em defesa da sociedade e da Advocacia”.

Acesse. Leia. reflita. #OrgulhoDeSerOABSP