José Bonifácio inaugura instalações com presença de diretores da Secional

Tweet


19/11/2019

31.10.2019 - Inauguração Subseção OAB José Bonifácio e solenidade de entrega de carteiras

Em noite de inauguração das instalações da nova Casa da Advocacia e da cidadania da Subseção de José Bonifácio, dirigentes de Ordem prestigiaram, ainda, solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e advogadas. “Tornar realidade essa nova sede é homenagear o cidadão do município e a Advocacia atuante”, disse Rodrigo Fachin, presidente da Subseção. “Esta Casa abriga lutas por questões da classe e por causas de interesse da sociedade, como ética na política e justiça social”, continuou.

Depois das exposições dos diretores da CAASP, Luís Davanzo, presidente; Antônio Miranda Júnior, secretário-geral; e do conselheiro Secional Milton de Mello, o presidente da Ordem paulista, Caio Augusto Silva dos Santos, homenageou dirigentes da instituição por seu empenho. Entre as ações postas em prática neste ano está o Portal da Transparência. “É instrumento que permite prestar contas à Advocacia e corrigir erros no menor espaço de tempo possível”, disse. Visto que a Ordem sobrevive com recursos da classe, e portanto privados, reforçou que não é pertinente a intenção do poder público de querer auditar as contas da OAB SP.

Em seguida, a força, a coragem e a qualidade de trabalho das advogadas que integram a estrutura da Ordem nesta gestão foram mais uma vez destacadas pelo dirigente, que em seguida recordou a isenção de anuidades para Advogadas no ano correspondente à gestação, mais uma iniciativa aprovada pelo conselho Secional, além de outras, como a gratuidade de cursos à distância ofertados pela ESA para a jovem advocacia nos três primeiros anos de exercício profissional.

Além disso, referente ao impulsionamento da ESA no estado, Caio Augusto rememorou mudança que permite, agora, que o total de recursos obtidos por cada núcleo da escola permaneça nas localidades. “Não víamos sentido nas remessas de 50% para a Secional”, completou. Vale lembrar que entre as novidades há, ainda, o fim da cobrança de anuidades das sociedades de Advocacia a partir de 2020.

Já Milton de Mello cumprimentou a jovem advocacia presente, reforçou a importância do Exame de Ordem para a defesa do cidadão e, além disso, rememorou a história da Subseção de José Bonifácio, parabenizando sua diretoria. “Vejo o empenho empregado na realização de reuniões entre diretores e dirigentes de comissões. Parabenizo não só pelo novo espaço, mas pela força e alcance do trabalho realizado”, disse.

Por sua vez, Davanzo, presidente da CAASP, saudou magistrados e outras autoridades presentes, reiterando a importância da participação nas cerimônias promovidas pela Ordem. “Sua presença enobrece os eventos da instituição. Precisamos estar irmanados porque temos causa comum, de distribuir Justiça”, completou.

Cenário nacional
O presidente da OAB no estado dirigiu palavras de incentivo aos novos integrantes dos quadros da entidade e reiterou a importância da união, diálogo e abnegação da classe para ajudar o país a superar o atual momento desafiador. “É preciso que haja fortalecimento efetivo de todas as instituições, pois estas são perenes e existem para servir o cidadão”, disse. “Quem erra deve ser punido na medida da lei. E são os advogados e as advogadas quem zela para que haja o cumprimento da legislação”.

Por fim, avaliou como importante a aprovação da Lei de Abuso de Autoridade, já que esta permitirá que autoridades cumpridoras de seus deveres possam diferenciar-se de quem comete abusos.

Presenças
Participaram o secretário-geral da OAB SP, Aislan de Queiroga Trigo; os diretores da Subseção de José Bonifácio, Ariovaldo Teixeira, vice-presidente, Ronaldo Seron, secretário-geral, Lucimeire Mota, secretária-geral adjunta, José Glauco Scaramal, diretor-tesoureiro; os conselheiros Secionais, Suzana Quintana, Keilla Takahashi Vieira, Odinei Bianchin e Fernando Mariano da Rocha.

Além deles, Dilmo de Carvalho, vice-prefeito municipal; Rafael Nizato, presidente da Câmara Municipal; os vereadores Aldo Estéfano e Juraci Martins; os juízes Tiago Octaviani (1ª Vara) e André Tavares (2ª Vara).

Entre os presentes, estiveram ainda os presidentes de Subseções, Marcos Galves, presidente da OAB Mirassol; Breno Estrela, presidente da OAB Tanabi; Marcel de Lima Camara, presidente da Comissão de Relação com o Governo Estadual; e Marcelo Henrique, presidente da Subseção de São José do Rio Preto.