'O que verdadeiramente nos pertence é o conhecimento', diz Caio Augusto em solenidade da FIG-Unimesp em Guarulhos

Tweet


04/02/2020

30.01.2020-Colação de grau da FIG-Unimesp

Trabalho, dedicação e ações em defesa da Advocacia e da cidadania renderam ao presidente da OAB São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, homenagem especial na Faculdade de Direito FIG-Unimesp de Guarulhos. Seu nome foi dado à turma de formandos, cuja colação de grau (30/01) reuniu, no auditório da instituição, autoridades, professores e diversos representantes do sistema de Justiça.

Ponto-chave dos discursos, o Exame de Ordem como qualificador profissional foi exaltado pela maioria dos palestrantes. A questão ganhou força adicional pelo fato de 58 dos 154 formandos terem sido aprovados antes mesmo da conclusão do curso. Para o presidente da Ordem paulista, a prova ratifica a qualidade desses profissionais como representantes da maior autoridade de todas que é o cidadão. “Em um Estado Democrático de Direito é o cidadão que devemos servir. Ele é a razão de estarmos aqui”, enfatizou, enquanto era observado pelo presidente da CAASP, Luís Ricardo Vasques Davanzo, que o acompanhou na cerimônia.

No mesmo tom, Caio Augusto sustentou a importância da união entre os poderes constituídos. De acordo com ele, a democracia somente é possível graças ao trabalho conjunto de toda a família jurídica – Advocacia, Magistratura, Ministério Público e forças públicas – para fazer valer as garantias constitucionais e fundamentais. Ao final, deixou uma mensagem de perseverança, realçando a difícil caminhada enfrentada por todos até a formatura e o aprendizado obtido como ferramenta de trabalho. “Se há algo que verdadeiramente nos pertence é o conhecimento. O que aprendemos ao longo da vida nos acompanhará até o último de nossos passos, independentemente das dificuldades que enfrentarmos”, disse, referindo-se especialmente aos alunos e seus familiares, aos professores, ao reitor da Faculdade, Eduardo Romero Gimenes, e ao reitor de Ensino a Distância, o ex-conselheiro da OAB SP, João Carlos Pannocchia.

Presidente da Subseção de Guarulhos, Eduardo Ferrari Geraldes avisou aos formandos que eles serão sempre bem acolhidos pela OAB, entidade “diuturnamente vigilante na defesa das prerrogativas profissionais e no auxílio à qualificação profissional”. Observou as atividades promovidas pela instituição em prol dos profissionais do Direito e falou da indispensabilidade da Advocacia à administração da Justiça.

Entre os expositores, a professora de matéria constitucional Maria Garcia dividiu sua explanação em três pontos principais: a escolha pela ciência jurídica, o exercício da cidadania e a prática do Direito. “O Direito é a disciplina da convivência humana”, firmou. Coube à coordenadora do curso de Direito da FIG-Unimesp, Ossanna Tolmajian, avaliar o papel da faculdade no exercício de cidadania na sociedade civil, pouco antes de anunciar a outorga de medalha ao presidente Caio Augusto, que marcou os 50 anos de fundação da instituição. As falas foram abertas pelo professor decano José Eduardo de Carvalho Pinto.

 

Presenças
Marcaram presença os conselheiros Secionais Cristiano Medina da Rocha e Alexandre Cadeu Bernardes, bem como o presidente da Subseção de Arujá, Renato dos Santos Gomes, e o diretor-tesoureiro da OAB de Guarulhos, Abner Alves Vidal. Entre as autoridades, compareceram o vice-prefeito guarulhense, Alexandre Zeitune, e representantes do sistema de Justiça.