You are here: Home História da OAB CRIAÇÃO DA ESA

CRIAÇÃO DA ESA

1987

A abertura indiscriminada de escolas, muitas delas mal administradas, com currículos que se distanciavam da realidade social e jurídica do País e da ética profissional, entre outros problemas de ensino, fez com que fosse criada a Escola de Advocacia da OAB-SP, com a ideia de suprir as deficiências já existentes no ensino.

Instituída na gestão de Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, em 1988, a primeira turma teve 61 advogados, que receberam aulas de Advocacia Privada, Direito Civil, Comercial e Processo Civil. Mas infelizmente, a escola não teve continuidade nas gestões seguintes.

Porém, somente em 1998, já na gestão de Rubens Approbato Machado, a ideia da escola toma força novamente  e o sonho se concretiza. Assim, foi inaugurada formalmente em 24 de abril do mesmo ano, passando a funcionar temporariamente no prédio da OAB-SP.

Quase um ano depois, em 4 de março de 1999, a Escola ganha sede própria, em um espaço cedido pela Caasp, localizada no Largo da Pólvora, 141, sobreloja, no bairro da Liberdade, a qual está totalmente equipada com a infraestrutura necessária para atender as demandas da modernidade.

A ESA é supervisionada por um Conselho Curador, formado por sete especialistas da área do ensino jurídico, eleitos pelo conselho da OAB-SP e por dois representantes do corpo discente eleito pelos alunos.

Desde a fundação, a Escola Superior de Advocacia tem cumprido o objetivo primordial e visa a atender os advogados cadastrados na Ordem em todo o Estado, colaborando para formar bons profissionais.

Anterior

Próximo