Cobertura

16 de abril de 2024 - terça

Congresso de Direito Previdenciário para Jovem Advocacia traz novidades e promove networking

Com o auditório lotado, evento abordou questões relevantes do sistema previdenciário

Participantes do 3º Congresso de Direito Previdenciário para Jovem Advocacia. Foto: OAB SP/Divulgação


Com o objetivo de apresentar as principais ferramentas e novidades aos recém-formados interessados em ingressar na carreira previdenciarista, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou, no último sábado (13), o 3º Congresso de Direito Previdenciário para Jovem Advocacia. 

Com o auditório da Secional lotado, o encontro contou com a presença de profissionais renomados, que abordaram questões relevantes sobre o sistema previdenciário no país, além de apresentar outros temas valiosos para a advocacia em início de carreira, como redes sociais e gerenciamento de escritórios.

Em razão de suas participações na 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia, realizada em Bonito (MS), a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, e o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, Guilherme Cirilo, não puderam comparecer, mas enviaram, por vídeo exibido no telão, um recado a todos os participantes. “Estamos tristes por não estarmos presentes, mas é por uma boa razão. Força total para a jovem advocacia”, disse a presidente. O vídeo contou, ainda, com a participação da conselheira federal e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Silvia Souza, que também esteve em Bonito.
 

José Antônio Savaris, juiz do TRF-4

A terceira edição do congresso foi promovida pelas Comissões de Direito Previdenciário e da Jovem Advocacia da OAB SP, com o apoio institucional do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). “O objeto do congresso é sempre trazer novidades, atualizações e, ao mesmo tempo, proporcionar networking. O evento foi um sucesso. Lotamos o auditório com participantes de todos os lugares do estado e tivemos a participação de palestrantes renomados, como o juiz federal José Antônio Savaris e a professora Melissa Folmann”, destacou a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP, Adriane Bramante.

O 3º Congresso de Direito Previdenciário para Jovem Advocacia teve início com a palestra “INSS Digital, tudo o que você precisa saber para usar de forma adequada o sistema e evitar negativas robotizadas”, ministrada por Maurício Rodrigues dos Santos, professor e servidor público federal do INSS. Em seguida, o especialista Michel Oliveira Gouveia palestrou o tema “Processo administrativo previdenciário, como vencer o INSS?”.

A terceira apresentação ficou por conta da vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP e conselheira do Conselho de Recursos da Previdência Social, Priscila Machado, com a palestra “Análise e solução em casos práticos”. A primeira parte do evento foi concluída com a apresentação do tema “Redes sociais e advocacia, como alavancar sua carreira através do mundo online”, realizada, virtualmente, pela especialista Adélia Soares.

Adriane Bramante, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP

No período da tarde, Adriane Bramante ministrou a palestra “Primeiros passos para uma advocacia previdenciária de sucesso”. Na sequência, o juiz federal do TRF4 José Antônio Savaris deu dicas valiosas sobre o processo judicial previdenciário. Mestre em Direito Econômico e Social, a professora e especialista Melissa Folmann abordou o tema “Gerenciamento de escritórios e atendimento ao cliente na advocacia 4.0”. 

Muito aguardada pelo público, a roda de conversa “Os desafios do início da carreira previdenciário para o jovem advogado” contou com as participações de Camila Dessimone Queiroz, especialista em direito previdenciário, Natália Donato, vice-diretora do IBDP Jovem, Bruna Bezerra Federsoni, vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, e Gustavo Paviotti, vice-presidente do núcleo previdenciário da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem paulista.

O Congresso foi encerrado com a palestra “Regime próprio de previdência social. O que eu preciso saber para advogar neste nicho previdenciário?”, com a coordenadora do IBDP, Fernanda Angeli Veloso.
 


pub