A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou, nesta sexta-feira (23), a VI Jornada de Empreendedorismo Legal, na sede da Secional. Promovido pela Comissão de Empreendedorismo Legal, com apoio institucional da Secretaria Cultural, nesta edição, o evento reuniu advogados, advogadas, especialistas e convidados para discutir inovação, gestão e posicionamento no mercado jurídico. A programação contou com temas sobre comunicação, marketing, inteligência artificial, finanças, atendimento ao cliente, liderança, estratégias de negócios e técnicas de vendas para a advocacia.
A abertura contou com a presença de Fernanda Matias Ramos, conselheira estadual e presidente da Comissão; Claudia Neves, vice-presidente da Comissão; Thais Massae Kanazawa, secretária-geral da Comissão; Ana Cátia Cristóvão e Henrique Cortez Silva, secretários adjuntos da Comissão. Também participaram da mesa de abertura o conselheiro estadual e secretário cultural da OAB SP, Afonso Paciléo; a coordenadora de inovação da Comissão e idealizadora do Projeto Aceleradora de Escritórios, Eduarda Chaves; e o conselheiro estadual Nelson Kobayashi, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP.
Comunicação, presença digital e IA
Abrindo os debates do primeiro painel, Nelson Kobayashi destacou a importância de uma comunicação estratégica na atuação profissional da advocacia. Enfatizou que, na era do engajamento, a comunicação se tornou ainda mais decisiva para a credibilidade e a visibilidade, e a forma como o conteúdo é apresentado e recebido pode moldar percepções e influenciar decisões.
Afonso Paciléo falou sobre o papel da autenticidade na construção da presença digital na advocacia. Trouxe insights práticos sobre como transformar o uso das redes sociais em uma ferramenta estratégica nos negócios. Segundo Paciléo, o ponto de partida é entender a diferença entre audiência e comunidade: “Quem tem seguidores, tem números. Quem tem fãs, tem negócios”. A fala reforçou a importância do engajamento para criar conexões reais e da produção de conteúdo, que vai além da estética para transmitir propósito, confiança e valor. Compartilhou ainda estratégias de social selling, mostrando como a autoridade digital pode ser convertida em oportunidades de negócio, sem perder a ética e a seriedade da advocacia.
A advocacia que sobreviveu às transformações dos últimos anos já não é mais a mesma: é o que Marcio Bertolini, consultor de Negócios e de Políticas Públicas no SEBRAE, e um dos idealizadores do Programa SEBRAE Advocacia Empreendedora, avaliou. Nesse novo cenário, o especialista explicou que o desafio é ir além do conhecimento técnico do Direito. Ainda propôs um novo olhar sobre a profissão, destacando o papel das faculdades em preparar advogados para o mundo real, e não para um modelo ultrapassado, e que é preciso enxergar o escritório como uma empresa.
O advogado Daniel Silva Boa indicou caminhos práticos para aplicar a inteligência artificial
no contexto jurídico, apresentou formas de uso que potencializam a produtividade, a organização e a entrega de valor ao cliente. Ele propõe enxergar a IA como um “estagiário digital”, capaz de executar tarefas sob orientação clara e personalizada.
Modelo de negócios, finanças e protagonismo feminino
O presidente da Comissão de Obras da OAB SP, Carlos Cesar Simões, abordou temas centrais para o sucesso na advocacia. Na parte de gestão de equipe, defendeu contratações que possam considerar mais competências técnicas e comportamentais, além de uma comunicação eficiente com os clientes para fortalecer a relação e garantir um posicionamento no mercado jurídico.
A massagista Renata França, que após a criação de um método revolucionário, se tornou a massagista mais requisitada entre as celebridades brasileiras, compartilhou experiências pessoais e profissionais que a tornaram referência mundial, e deixou um incentivo à atuação profissional com propósito para a advocacia: “Não espere o cenário perfeito. Trabalhe com o que você tem agora. Trabalhar com propósito te faz ir mais longe.”
A empresária e idealizadora da Imersão Marcas de Alto Valor, Raquel Peres, refletiu sobre o papel do posicionamento estratégico na construção de uma carreira sólida e reconhecida. Durante a pandemia, criou o Movimento Marcas de Valor, voltado ao fortalecimento da advocacia feminina. Para ela, o posicionamento certo não apenas atrai oportunidades, mas também empodera mulheres a fazerem escolhas com liberdade e reconhecimento.
Para finalizar o evento, a advogada Gabriella Ibrahim propôs uma mudança de mentalidade: enxergar a advocacia como um negócio. Segundo ela, não existe fórmula mágica, o que existe é estratégia, paciência e consistência. Já o CEO da Academia da Marca, Thiago Shimada, disse que a clareza, a autenticidade e a conexão emocional contribuem para transformar uma simples apresentação em uma oportunidade de impacto. O objetivo é mostrar que, em poucos segundos, é possível comunicar valor, despertar interesse e abrir portas para negócios e parcerias.
O evento contou com transmissão e pode ser visto no canal do Youtube Cultural OAB.