
A OAB Catanduva promoveu na terça-feira (25) o debate "Desafios e Resistências das Pessoas Negras nos Espaços Sociais, Políticos e Jurídicos - A Urgência do Letramento Racial". O evento ocorreu na Casa da Advocacia e Cidadania e contou com a participação da secretária-geral da OAB SP, Adriana Galvão.
O debate contou com as participações de Claudionora Roque, diretora tesoureira da OAB São José do Rio Preto; Gláucia Rodrigues Gomes, professora de história e conselheira Afro; e Taíse Braz, fundadora do Movimento Negro de Catanduva-SP.
A mediação foi realizada por Márcia dos Santos, conselheira secional da OAB SP. “É fundamental que a Subseção promova esses espaços de discussão. O letramento racial é uma ferramenta urgente para transformar, não apenas a prática jurídica, mas a sociedade como um todo”, declara.
César Hércules, presidente da Subseção de Catanduva, ressaltou a importância do debate. "O evento foi extremamente positivo, com ampla participação de cidadãs e cidadãos engajados em movimentos de promoção da igualdade racial. A OAB Catanduva reafirma seu compromisso permanente com a pauta antirracista, atuando de forma contínua para fortalecer espaços de diálogo, conscientização e efetiva defesa dos direitos fundamentais da população negra, muito além das atividades do mês de novembro."
O evento teve apoio das comissões da OAB Catanduva de Direitos Humanos, Cultura e Eventos, Jovem Advocacia, Mulher Advogada e Comissão LGBT, além dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher e LGBT.




