
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Marília parabeniza a Associação Feminina Maternidade e Gota de Leite por seus 92 anos de serviços à população do município e região. A instituição comemora aniversário de fundação nesta sexta-feira, dia 28 de julho, e neste ano recebeu pela segunda vez o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, da Câmara de Deputados.
Na avaliação do presidente da 31ª subseção, Tercio Spigolon, a Gota de Leite faz parte da história de do município que abriga sua sede. Ele observa que a instituição participa da vida dos marilienses há diversas gerações. “Trata-se de uma entidade de muito valor à sociedade e que merece todo respeito e admiração”, afirma o representante da OAB Marília.
O objetivo da Gota de Leite, segundo própria maternidade, é “atender as gestantes e recém-nascidos do Sistema Único de Saúde (SUS) em sua integralidade com excelência e humanização, valorizando a vida e a família”.
Parceira estratégica da Atenção Básica, o hospital afirma que tem como valores a promoção da saúde e também “humanização, respeito, ética, integralidade, profissionalismo e compromisso com a família”.
História
A instituição de saúde, conforme suas informações oficiais, foi fundada em 28 de julho de 1.931, como Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite, oriunda “do espírito solidário da professora Lyris de Negreiros Rocha”.
Lyris chegou a Marília pouco depois da fundação da cidade, “quando juntou-se às irmãs Carolina e Maria Luiza Moraes Barros com o objetivo de assistir as parturientes carentes e seus bebês”. Elas receberam noções de puericultura dos médicos Manhães e Carlos Moraes Barros.
Elas passaram a visitar as casas para auxiliar nos primeiros cuidados aos bebês que nasciam sem assistência.
Após doação de uma área na Avenida Nelson Spielmann iniciou-se a construção da maternidade, a partir da cozinha, segundo o hospital, “diante da necessidade de ferver o leite que era distribuído às crianças carentes”.
Conforme o histórico da instituição, a primeira sala de parto foi instalada em 1947. “Desde então, a maternidade vem cumprindo a missão dos instituidores de dar assistência digna e de qualidade às parturientes e seus filhos”.