Na Fenatalks, espaço dentro da Fenalaw destinado para um jogo rápido de conhecimento, Afonso Paciléo, coordenador da Secretaria Cultural da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), destacou a importância do marketing jurídico como uma ferramenta indispensável para escritórios de advocacia que desejam se destacar em um cenário cada vez mais competitivo.

Em sua palestra, Paciléo abordou temas essenciais para a prática advocatícia moderna, oferecendo insights sobre como atrair e fidelizar clientes de maneira ética e estratégica. Ele enfatizou que é possível atingir esse objetivo sem ferir as normas da profissão, garantindo credibilidade e confiança.
Outro tópico abordado por Paciléo em sua fala é a metodologia Disney de fidelização, que coloca o sucesso do cliente como prioridade máxima. O especialista destacou que a experiência do cliente deve ser uma preocupação central dos escritórios, pois a satisfação gera fidelidade, um fator crucial no mercado atual.
Marketing na advocacia
Para Paciléo, os advogados precisam compreender que a advocacia mudou e, com ela, a maneira como os profissionais devem se posicionar no mercado. Ele abordou o marketing jurídico offline, afirmando que eventos como a Fenalaw são oportunidades únicas para networking. “As oportunidades estão aqui, estão nas trocas de cartão que fazemos na feira. Aqui podemos ter ideias e fazer negócio”, destacou.
Mentalidade empreendedora
Durante sua apresentação, Paciléo destacou a importância de ter uma mentalidade empreendedora no exercício da advocacia. Segundo ele, ser um advogado de sucesso exige visão, coragem e competência. Ele completou ainda: “O segredo do sucesso eu não sei, mas o do fracasso é querer agradar a todos, não se chega longe agradando a todos. Se você tem medo de fazer algo, vá com medo mesmo.”
Tecnologia como aliada
Paciléo concluiu sua palestra reforçando que os advogados devem utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor, enxergando a tecnologia como uma grande aliada no crescimento e na modernização de seus escritórios. Para ele, o marketing precisa servir como a solução para os problemas.
A Fenalaw 2024 acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.