Inteligência Artificial

09 de maio de 2025 - sexta

OAB SP lança segunda edição do curso IA Generativa aplicada ao Direito

Formação está disponível gratuitamente para profissionais e estudantes de Direito até 31 de agosto

Advocacia poderá acessar a formação gratuita até o dia 31 de agosto


“O uso da IA vem para somar e nos dá, cada vez mais, a possibilidade para que os advogados e advogadas sejam mais humanos”, disse o presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, na abertura da edição 2025 do curso gratuito IA Generativa aplicada ao Direito. Durante a aula inaugural, ocorrida na última quinta-feira (08), na sede da Ordem paulista, Sica reforçou o empenho da entidade em manter a advocacia capacitada. “Assumimos o compromisso de levar todas as ferramentas úteis para que os advogados possam trabalhar de forma efetiva”, pontuou.

A segunda edição do curso IA Generativa aplicada ao Direito, realizado em parceria com a Trybe, Jusbrasil e ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade), começou já com oito mil inscrições realizadas. Levando em consideração as constantes mudanças que a tecnologia e a IA passam, a nova edição da formação gratuita conta com temas atualizados, gravados por especialistas de instituições de referência no assunto para ensinar à advocacia como integrar a IA com a prática jurídica. O uso responsável, ético e com impacto social são o foco do curso, que busca debater e aprofundar o uso da ferramenta no dia a dia dos profissionais da área.

A diretora do ITS Rio, Celina Bottino, levou dados recentes de uma pesquisa desenvolvida pelo instituto sobre o uso da IA generativa pelos advogados. Entre os principais achados do estudo, Bottino ressaltou que, hoje, mais da metade dos profissionais da área já faz uso da ferramenta em seu dia a dia e a grande maioria (86%) acha a capacitação fundamental para o bom uso do dispositivo.

Sobre o aproveitamento ético e responsável da IA, a legal expert manager no Jusbrasil, Marina Marinho, reforça que a ferramenta não substitui o papel do humano na elaboração e revisão de peças e materiais. “O principal ponto para garantir o nível de qualidade dos conteúdos é a revisão pelo humano. Outra medida é manter a base de dados da IA atualizada e fornecer dados fechados para a plataforma, com referências, para reduzir a chance de respostas com informações de uma base de dados genérica”, alertou.

Sendo uma realidade já no dia a dia dos profissionais, o diretor executivo da Escola de Tecnologia e Inteligência Artificial da Trybe, Matheus Ganem, enxerga a capacitação da advocacia como uma maneira de oportunidade de carreira. “Para todos os advogados e advogadas: não olhem para isso somente como um desafio, mas como uma chance de diferenciação entre os demais profissionais. De criar um relacionamento diferente com o cliente e de estar à frente dentro de um mercado extremamente competitivo”, comentou.

Sobre o curso
Formato: 100% online, gratuito e com certificado de conclusão 
Carga horária: 4 horas 
Disponibilidade: Conteúdo liberado até 31/08 para conclusão no próprio ritmo
Quem pode participar: Profissionais e estudantes da área do Direito; tanto quem participou da edição anterior quanto novos alunos 
Inscrição já disponível pelo link


pub

Mais Notícias