Oficinas eproc

23 de maio de 2025 - sexta

OAB SP já contabiliza mais de 200 oficinas de treinamento para o sistema Eproc

Secional atua para garantir inclusão, capacitação e melhorias no sistema eletrônico judicial

Desde que o EPROC (Sistema de Processo Judicial Eletrônico) tem sido utilizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em substituição, neste ano, ao e-SAJ, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) tem atuado de forma estratégica para assegurar que a advocacia esteja preparada para atuar com mais segurança, autonomia e eficiência nessa transição de sistema.

Como parte desse compromisso, a Secional paulista já agendou mais de 200 oficinas práticas, com duração de 3h cada, com  aulas  que abordam as características e funcionalidades do EPROC, prática, segurança digital e acesso ao sistema, esclarecendo dúvidas e colhendo sugestões. 

Para atender todo o estado de São Paulo, a Ordem paulista iniciou o programa de treinamento com capacitações na ESA (Escola Superior de Advocacia) para que profissionais de todas as regiões do estado  se tornem multiplicadores do conhecimento. Até o momento, cerca de 200 pessoas foram habilitadas, das 21 regiões, para ministrar as oficinas EPROC.

A entidade tem acompanhado ativamente a expansão da migração ao EPROC em todo o Estado. A atuação da Ordem também envolve diálogo contínuo com o Tribunal de Justiça de São Paulo e outros órgãos do Judiciário para aprimorar o sistema e identificar oportunidades de melhorias.  A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento prático sobre o sistema, fortalecendo o exercício da advocacia por meio da tecnologia.

A transição ao novo sistema no estado de São Paulo iniciou em março deste ano nos Juizados Especiais Cíveis.  

Além disso, estão disponíveis no YouTube da ESA OAB SP os vídeos da série de lives, promovida para tirar dúvidas, o “Momento EPROC”, que contou com os esclarecimentos de Alexandre Fanti, presidente da OAB Santo Amaro e integrante do Grupo de Trabalho das Oficinas EPROC. 

Nos próximos meses, a OAB SP continuará promovendo novas oficinas e ampliando a abrangência das ações formativas, com foco em levar a advocacia do estado acesso à tecnologia e no fortalecimento da prática profissional. As solicitações para o treinamento também podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/1P7yLZfcuuqLLHAE7 -  (exclusivo para Subseções e núcleos regionais da ESA SP).

Para verificar o calendário das oficinas já agendadas e fazer as inscrições, advogados e advogadas devem acessar o site da ESA Central. A advocacia paulista pode participar das oficinas por meio do programa Anuidade de Volta, uma iniciativa inovadora da OAB São Paulo que transforma o valor pago na anuidade em créditos para investir em cursos.

O grupo de trabalho responsável pelas oficinas EPROC pode ser contatado pelo e-mail oficinaseproc@oabsp.org.br

Ajuda com peticionamento eletrônico 

Os profissionais que têm dúvidas para acessar o Eproc podem recorrer à Central de Atendimento à Justiça Eletrônica (CAJE). O serviço, desenvolvido pela OAB SP ( Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) em 2022, dispõe de facilitadores capacitados pela Ordem paulista para auxiliar na atuação de advogados e advogadas no ambiente online. Para o suporte à classe,  520 colaboradores da Secional foram treinados.

A advocacia pode acionar a CAJE nos 930 pontos de atendimento presenciais - Subseções, salas de advocacia em fóruns e tribunais -, pelo o chatbot no site da OAB SP, selecionando 'Opções', 'CAJE'', ou pode entrar em contato pelo Telefone/Whatsapp 11 3291-3777 e também pelo e-mail caje@oabsp.org.br. 


 


pub

Mais Notícias




pub