Mês da Advocacia

06 de agosto de 2025 - quarta

Advocacia é vista como uma das profissões mais importantes na promoção da Justiça e fortalecimento dos direitos à sociedade

Profissão foi colocada em discussão pela OAB SP, que ouviu pessoas da Capital paulista e do Interior do estado

No mês da advocacia, a importância da profissão para a sociedade foi colocada em discussão pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), que ouviu pessoas pelo Centro da Capital paulista e, também no interior do estado. A opinião foi unânime em mais de um aspecto: o advogado e a advogada ajudam a proteger os direitos da população, orientam sobre leis complexas, evitam conflitos e garantem que a Justiça seja feita de forma mais justa e equilibrada. 

Os entrevistados observaram, ainda, que a advocacia é uma profissão versátil, que atua em diversas áreas, desde questões domésticas até direitos trabalhistas e ambientais, por exemplo, além de ser vista como um dos ofícios mais relevantes por ajudar a manter a ordem e a defesa dos direitos de todos os cidadãos.

Veja, abaixo, os relatos:


Igor Melo do Rêgo, 23 anos, artista independente
Eu acho que o advogado exerce um papel muito importante na sociedade, porque ele preserva as leis e o Direito. Principalmente da classe trabalhadora. Assim, eu vejo que, no nosso País, a gente acaba sofrendo muito, muita exploração. Eu moro numa ocupação aqui no Centro de São Paulo e a gente acaba sofrendo ameaça de reintegração e vários outros processos, e o advogado é muito importante para manter o espaço vivo, né? Ele representa a gente, juridicamente, com conhecimento acadêmico, que muitas pessoas, às vezes, acabam não tendo acesso. O advogado é muito importante, principalmente, os advogados públicos, os advogados que lutam pelo povo.

César Bueno Ribas, 50 anos, professor de educação física
É importantíssimo, porque dependendo das leis, dos contratos, e se nós não tivermos advogados, nós estamos perdidos. Então acho que é necessário. Para tudo na vida a gente precisa ter um advogado.

José Carlos dos Santos, 48 anos, funcionário público
O advogado é essencial no Brasil. Sem a advocacia, o Brasil não seria nada e o povo brasileiro deveria valorizar mais esses profissionais, que são profissionais que ajudam muito a sociedade brasileira.

Carolina Cruvinel Santos, 29 anos, artista plástica
Eu acho que o advogado tem um papel muito conceituado, de importância. Mas eu acho que a maioria de nós não sabe exatamente o nível dessa importância ou como a gente pode usufruir também do papel do advogado. Então eu diria que nós não temos muito acesso. Eu, como cidadã, sinto que não tenho muito acesso a esse serviço prestado pelos advogados. Mas, claro, que eles conhecem as leis e, enfim, atuam no Judiciário. Então é de importância tanto política quanto doméstica, se pensarmos na escala que um advogado pode atuar no leque de profissões.

Carlos Eduardo Bilegi, 51 anos, professor
Eu acho que as leis são muito, muito complexas, né? E para que a gente tenha um bom entendimento dos nossos direitos ou de situações que ultrapassem o conhecimento como um cidadão, é sempre importante você ter um advogado do seu lado, pra te auxiliar a resolver questões ou trâmites, né? Que, às vezes, são só burocráticos. Não é só uma questão de litígio, mas uma questão geral, né? Do conhecimento, das leis e tudo mais.

Tainara Silva Almeida, 17 anos, telemarketing e estudante
Eu acho um papel muito importante, mas também os advogados não são bem vistos na sociedade, né? Eles têm um papel importante de defender a pessoa, estudar o Código Civil inteiro e eu, futuramente, quero ser advogada também. Só que eu não quero ser advogada criminalista, eu quero ser advogada dos animais, eu gosto muito dos animais. Ser advogado, no Brasil, é muito complicado, mas também é um ato de coragem. Eu acho que deveria ter mais advogados no País e que eles deveriam ter mais visibilidade nos canais de comunicação, os outros profissionais deveriam respeitar mais essa profissão.

Ana Lídia Oliveira dos Santos, 24 anos, estudante de Filosofia
O papel do advogado na sociedade brasileira passa por defender as leis e fazer com que elas prevaleçam na sociedade, principalmente no que diz respeito à Constituição de 1988, né? Eu acho que a profissão deve mirar numa justiça social e numa igualdade social também, baseada nas leis, principalmente da nossa Constituição.

José Miguel Pery Coelho, músico 
Acho que é fundamental, para a gente garantir os nossos direitos pessoais perante à Constituição e às leis. Eu acho que é essencial.

Vanessa de Souza, 38 anos, auxiliar administrativa
A profissão de advogado é muito relevante para a sociedade porque, para mim, são eles que impedem que as pessoas resolvam os problemas todos no grito ou no tapa, que disputam quem é o dono da razão ou não. Então, o advogado nos representa na Justiça de uma forma mais coerente e educada. É a pessoa com conhecimento para resolver os nossos conflitos.

Vinicius de Paula, 37 anos, educador físico
O advogado e a advogada são imprescindíveis para a sociedade, pois as pessoas não têm conhecimento de toda a lei. O papel do advogado é garantir que a lei seja cumprida em sua totalidade, dentro dos aspectos de justiça, igualdade e equidade. É uma profissão, portanto, muito importante.

Rodrigo Simonelli Bicas, 42 anos, funcionário público estadual
Bom, eu sou suspeito de falar, pois sou filho de advogada. Vejo que a maior importância está na defesa de direitos. Tenho visto que muitas pessoas deixam de recorrer à Justiça pelo simples fato que desconhecem seus próprios direitos, algo que o advogado pode esclarecer. Creio que seria isso e o auxílio quanto ao conflito de interesses quando a Justiça deve ser feita.

Kerli Santos, 48 anos, secretária
O advogado, na sociedade atual, exerce um papel essencial como defensor dos direitos e garantias fundamentais. Ele previne conflitos e é o profissional que tem conhecimento para orientar a população. Entendo que isso contribui para uma sociedade mais justa, mais equilibrada. É um profissional indispensável.

Luciane Lopez, 44 anos, gestora
Eu acho que o advogado é imprescindível, porque todo mundo tem dúvidas sobre leis e, em algum momento, vai precisar de um advogado, de uma advogada. Assim como psicólogos, acho que é uma das profissões mais importantes, hoje em dia.

Alexandre Peres Silva, 46 anos, publicitário
O advogado é um mediador de conflitos. Tem expertise para lidar com leis e, por isso, acaba sendo um profissional indispensável em qualquer área, para qualquer segmento. Toda grande empresa, hoje em dia, conta com advogado no quadro de funcionários, porque sabe da importância desse profissional.

Miriam Monteiro, terapeuta
Eu acho que de todas as profissões é uma das mais importantes. Porque, simplesmente, o País, do jeito que está, com as injustiças que acontecem, temos que recorrer aos advogados. Mas, infelizmente, no País em que vivemos, não temos um advogado à disposição da gente, né? Mas o advogado é fundamental para tudo. Se você for ver, em tudo é necessário, desde uma compra no supermercado, de uma compra de uma loja que dá errado um produto, né? Ou, até mesmo, em um plano de saúde. Tem que ter advogado. Para mim, ele se encaixa como um médico. É necessário.


pub

Mais Notícias




pub
pub