Aceleradora de Escritórios Experience

31 de julho de 2025 - quinta

Aceleradora de Escritórios Experience começa com cultura empreendedora e uso de IA pela advocacia

Evento iniciado nesta quinta-feira (31) vai até 2 de agosto na sede da OAB SP


“Estamos só começando uma jornada que é muito transformadora para cada um de vocês”, disse a vice-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Daniela Magalhães, na abertura da imersão em empreendedorismo desenvolvida pela Secional paulista e voltada para toda a advocacia, principalmente aos profissionais autônomos e pequenos escritórios. “Vocês atendem ao nosso chamado e vão ajudar a transformar a OAB SP. Essa entidade tão importante e que precisa contar com cada um de nós para ser ainda mais forte”, agradeceu ela aos participantes.

Entre os dias 31 de agosto, 1 e 2 de agosto, em comemoração ao Mês da Advocacia, a Ordem paulista realiza a Aceleradora de Escritórios Experience, um projeto que condensa o conteúdo normalmente proposto em três meses na Aceleradora de Escritórios. Para o presidente da OAB SP, Leonardo Sica, a experiência é uma oportunidade para os profissionais melhorarem suas carreiras e, por sequência, a administração da Justiça. “Acreditamos que precisamos de advogados e advogadas em todo o canto, exercendo a profissão com firmeza, com estrutura e com boa remuneração.”

Nesta versão compacta, advogados e advogadas declararam ser a oportunidade que esperavam para poderem participar da iniciativa da Secional. É o caso do Pedro Augusto Tavares Lopes, inscrito na Subseção de Capivari. O profissional já conhecia o programa e tinha interesse em participar, mas em razão de ser do Interior paulista e das atividades do dia a dia, não conseguia se dedicar à participação presencial de três meses. “Essa qualificação nos ajuda a entender a nossa dor e a dor do nosso cliente e nos permite sempre melhorar e trazer uma melhor advocacia a todos".

A profissional inscrita em São José dos Campos, Marilene dos Santos, veio para São Paulo com a expectativa de buscar novos conhecimentos, principalmente no que diz respeito ao uso de novas mídias digitais. “Nós que estamos no mercado há um pouco mais tempo queremos nos atualizar e é isso que vim buscar. Eu quero levar a técnica e a estratégia para o meu escritório”, reforçou.

E foi pensando justamente na atualização dos profissionais que a Aceleradora de Escritórios Experience teve início nesta quinta-feira (31), levando conteúdo sobre Cultura Empreendedora aos presentes. Ao longo do dia, profissionais do Direito e especialistas em gestão compartilharam conhecimentos que permitirão aos “acelerandos” pensarem no modelo de seus negócios, no uso de Inteligência Artificial em suas rotinas e nas capacidades, para além do Direito, necessárias para uma advocacia atualizada.

Em sua palestra, o presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB SP, Solano de Camargo, reforçou a necessidade dos profissionais se manterem curiosos para aprender, principalmente quando o assunto é IA aplicada ao Direito. “Nós aprendemos novas competências que se somam às nossas competências jurídicas”. O advogado mostrou algumas usabilidades da IA no dia a dia dos advogados e advogadas, como a engenharia de prompts, visual law, automação e como assistentes virtuais, por exemplo.

O desenvolvimento interpessoal dos advogados e advogadas também foi destaque no primeiro dia de Aceleradora Experience, com palestras da fundadora do Black Sisters in Law, Dione Assis e do coordenador da secretaria cultural da OAB SP, Afonso Paciléo. Os profissionais pontuaram a importância da valorização pessoal da advocacia para o desenvolvimento da carreira empreendedora.

A Aceleradora de Escritórios Experience segue nos dias 1 e 2 de agosto, na sede da OAB SP, com conteúdos sobre gestão, operação de negócios e marketing.

 


pub

Mais Notícias