CAASP

26 de setembro de 2025 - sexta

Na Virada Esportiva, CAASP reforça luta contra a violência de gênero

Ação inédita ofereceu aulas de defesa pessoal como forma de empoderamento e proteção para as advogadas.

No dia 20 de setembro, a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) marcou presença pela primeira vez na Virada Esportiva de São Paulo, realizada no Centro Olímpico de Treinamento, na Capital. A iniciativa levou às advogadas, dependentes e convidadas aulas de defesa pessoal, ministradas pela professora Tatiana Peev e sua equipe da Academia Alma Fight e, acompanhadas pelo diretor do Centro Olímpico, Mario Maeda.

Para além dos golpes e técnicas ensinadas, a atividade promovida em parceria com a Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP, a União de Mulheres Advogadas (UMA) e a organização Somos Marias, foi um exercício prático de empoderamento feminino e contra a violência de gênero.

VEJA FOTOS 

Entre as participantes, a advogada Jaqueline Marques Ferreira carrega na pele e na memória as marcas de uma covarde agressão. Advogada há 13 anos e atuante na área de violência doméstica, ela foi covardemente agredida por um réu, durante seu exercício profissional. “Ter a oportunidade de participar dessas aulas oferecidas pela CAASP é de uma força enorme. Me sinto fortalecida e com garra para encarar, enfrentar, me defender e defender outras mulheres”, declara Jaqueline.

Ao lado dela, Maria Irma Neife Galhardo experimentava a alegria do primeiro contato com a autodefesa: "Fiquei muito feliz em aprender as primeiras técnicas de defesa pessoal para mulheres. A CAASP está de parabéns por essa iniciativa", compartilhou Maria.

"Agradeço muito a campanha da CAASP. As aulas de defesa pessoal são algo essencial, principalmente para as mulheres. Acredito que deveriam ser ensinado desde cedo para que todas tenham esse conhecimento", destacou Maria Helena Cezar Alves da Silva.

Integrante da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP, Isabella Bonafin Fernandes reforçou o significado coletivo da ação: “É uma vivência incrível para termos consciência do que fazer em situações de agressão.”

Com essa participação inédita, a CAASP reafirma seu compromisso em promover acolhimento, segurança e fortalecimento das mulheres advogadas, unindo esporte e conscientização.


pub

Mais Notícias