
A ESA OAB SP (Escola Superior de Advocacia de São Paulo) firmou um acordo de cooperação técnica que amplia a oferta de cursos e atividades voltados à qualificação da advocacia. A parceria foi assinada, nesta segunda-feira (25), com Conselho Federal da OAB, por meio da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA Nacional), durante a sessão ordinária do Conselho Pleno.
O acordo com vigência prevista até 31 de dezembro de 2027, foi assinado pela vice-presidente da OAB SP, Daniela Magalhães; o presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti; a presidente da ESA OAB SP, Daniela Libório; e o diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga.
"Entendemos que a advocacia passa por transformações bastante complexas, já discutimos diversas vezes a fragilidade dos cursos de Direito. E a ESA faz um reposicionamento estratégico necessário, de ser uma escola que a advocacia possa confiar", reforçou a diretora da ESA OAB SP, Daniela Libório, durante a assinatura do termo sobre como
o alinhamento demonstra o federalismo da cooperação.
O termo não prevê qualquer repasse financeiro entre as instituições, cabendo a cada uma arcar com os custos das obrigações assumidas. A iniciativa busca intensificar a integração e interiorização das atividades de formação, garantindo maior acesso da advocacia aos programas de capacitação.
Para o diretor-geral da ESA Nacional, Pitaluga, a cooperação com a escola paulista representa um marco para a advocacia. “Este ato simboliza acolhimento, apoio e empatia em um momento histórico em que a advocacia brasileira demanda união e valorização. A ESA Nacional tem trabalhado na promoção de cursos gratuitos, com foco na interiorização, e essa parceria fortalece o compromisso de levar conhecimento e dignidade à classe”, afirmou.
O acordo entre a ESA Nacional e a ESA OAB SP marca o início de um processo mais amplo de cooperação entre escolas de advocacia em todo o país, voltado à promoção da valorização da classe por meio do conhecimento.