
A primeira edição da Oficina de IA - Prática para o Direito, promovida pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) e realizada nesta terça-feira (6), foi um sucesso. Com inscrições esgotadas, o auditório da Subseção de Campinas ficou cheio para o curso, que proporcionou aos presentes conteúdo prático e aprofundado sobre o uso da tecnologia no universo jurídico.
Secretário cultural da OAB SP, Afonso Paciléo realizou a abertura da aula, ao lado de Paulo César da Silva Braga e Mariana Souza Baroni, respectivamente, vice-presidente e tesoureira da Subseção de Campinas. “Esse projeto é uma das meninas dos olhos da OAB SP. É uma promessa do presidente Leonardo Sica que a gente vem cumprir. Nossa ideia é que ocorram 21 oficinas como essa, uma em cada região administrativa da OAB SP. O objetivo é preparar a advocacia para esse novo mundo, a nova realidade que a IA traz”, disse Paciléo.
Na sequência, o período da manhã foi conduzido por Eli Candido, coordenador dos Cursos de Tecnologia da Trybe. Em sua explanação, ele fez uma introdução à IA Generativa e deu dicas importantes de como extrair o melhor de cada ferramenta, tanto em resumos e análises de documentos como na criação de documentos jurídicos.
Durante a tarde, com a participação de Marina Soares Marinho, Legal Expert Manager do Jusbrasil, a oficina levou aos presentes outros temas essenciais, como argumentação e estratégias jurídicas com IA, análise de dados com IA e ética, privacidade e responsabilidade no uso de IA, entre outros aspectos.
Para o público presente, a oficina trouxe muitos ensinamentos que poderão ser aplicados no dia a dia da profissão. “É muito importante conhecer mais sobre essas novas ferramentas, e cada vez mais essencial para aprimorarmos nossos conhecimentos e bases jurídicas. Quem não fez, recomendo que faça, pois o material é excelente”, destacou o advogado Juliano Vicentini Tristão, da Subseção de Campinas. “Vim de Jundiaí prestigiar o curso promovido pela OAB SP. A IA é tão necessária nos dias de hoje e essa oficina é fundamental para que estejamos atualizados”, acrescentou a advogada Nícia Lamas.