A secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Viviane Scrivani, representou a Secional, na última quarta-feira (14), no IV Prêmio Penha Guimarães em Defesa da Igualdade Racial. O evento, realizado pelo Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo (SASP), contou também com a presença de Diva Zitto, presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo). O Prêmio Penha Guimarães carrega o legado e a memória de Maria da Penha Santos Lopes Guimarães, que dedicou a vida em defesa dos direitos das mulheres e da comunidade negra, deixando um legado de valorização da diversidade e o enfrentamento ao racismo estrutural na advocacia.
O evento homenageou personalidades e iniciativas, que se destacam na promoção da igualdade racial e na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva, como Helena Pontes, Sidnei Barreto Nogueira, a Marcha das Mulheres Negras de São Paulo (MMNSP) e a União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO). A presidente da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo), Renata Castello Branco Mariz de Oliveira, também marcou presença.
A OAB SP segue empenhada em apoiar ações que celebrem a resistência, a trajetória e o protagonismo da população negra, contribuindo para a transformação da realidade social por meio do Direito e da Justiça.