Igualdade Racial

11 de dezembro de 2025 - quinta

FIEE 2025: Primeiro dia reúne oficinas, estandes e ações inéditas de inclusão para a Advocacia Negra na OAB SP

Programação continua até sexta-feira (12) voltada para formação jurídica


A FIEE (Feira de Inclusão, Empregabilidade e Empreendedorismo 2025), promovida pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio da Comissão de Igualdade Racial, até sexta-feira (12), abriu nesta quinta-feira (11), o  seu primeiro dia com participação do público e programação voltada ao fortalecimento profissional, à empregabilidade e ao empreendedorismo entre advogados, advogadas e estudantes negros. Realizada na sede da entidade, a iniciativa busca promover a inclusão de pessoas pretas no mercado de trabalho, ampliando oportunidades na advocacia paulista.

A abertura foi conduzida pela presidente da Comissão de Igualdade Racial Rosana Rufino, que destacou o compromisso da entidade com a inclusão, a formação e a criação de ferramentas estruturais que promovam autonomia e oportunidades entre os profissionais negros. Rosana anunciou cursos de extensão e pós-graduação, que estavam sendo disponibilizados, voltados para vagas afirmativas, ações integradas com instituições educacionais, reforçando que “a advocacia precisa representar a nossa sociedade, múltipla e diversa, precisa criar oportunidades para que todos acessem o mercado de trabalho”. 

A manhã também contou com a participação da presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo)  Diva Zitto que apresentou os serviços de bem-estar, saúde e apoio oferecidos à advocacia. Diva reafirmou o papel da CAASP como braço assistencial da OAB SP e detalhou serviços como consultórios odontológicos, farmácias, seguros e parcerias. “Essa feira vem para romper barreiras e contribuir com a evolução profissional da advocacia negra”. 

A área de estandes recebeu os participantes. Empresas cadastraram currículos e ofereceram oportunidades de emprego, mentorias, bolsas e serviços profissionais, incluindo fotos corporativas e consultoria de imagem. A executiva de Relações Institucionais do MeuCurso,  Daniele Campos, reforçou o compromisso da instituição com o acesso à educação, lançando uma novidade, de que agora é  uma Universidade e divulgou bolsas exclusivas para o público da feira.  

A programação  contou com oficinas voltadas à formação prática, desenvolvimento de carreira e inserção no mercado de trabalho. Destaques incluíram o painel sobre perfil profissional e LinkedIn, a Rodada de Negócios Jurídicos, a oficina de imagem e visagismo e o painel sobre Empresas Juniores e diversidade. O vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial, Felipe da Silva Melo Lima, abriu os painéis ressaltando que a feira representa “uma grande oportunidade de conhecer o universo do empreendedorismo e usufruir de tudo o que a OAB SP oferece para impulsionar a advocacia negra”.

O evento também contou com a participação da estudante de Direito Gabriela Miranda, que trouxe reflexões sobre o apagamento histórico de advogados negros, como Luiz Gama, e sobre os desafios atuais de empregabilidade, inspirando jovens profissionais em início de carreira: “A empregabilidade de pessoas negras, hoje, ainda é muito baixa, tanto para quem está começando, como eu, quanto para quem busca avançar na carreira. Há dificuldade de encontrar pessoas negras em posições mais altas, como magistratura, advocacia criminal, oficiais de justiça e outras áreas em que a representatividade importa e impacta diretamente no atendimento e na percepção sobre nós. Por isso, a discussão sobre empregabilidade também precisa tratar dessas questões sociais. Iniciativas como esta nos ajudam, ampliam o networking, conectam histórias, experiências e trajetórias, e oferecem novas visões”, avalia. 

A programação continua nesta sexta-feira (12), com oficinas técnicas e painéis interativos focados em gestão, finanças, marketing jurídico e planejamento de carreira. As inscrições seguem abertas para quem deseja participar das vagas e oficinas práticas. Acesse  aqui para mais informações.




 


pub

Mais Notícias




pub
pub