
A advocacia de São José do Rio Preto e região recebeu, na segunda-feira (7), o evento ‘Desatando Nós: História e Responsabilidade Coletiva da Luta Contra o Racismo’, que contou com debates e reflexões acerca da importância de ações voltadas para a inclusão de pessoas negras em todos os segmentos da sociedade. A secretária-geral adjunta da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Viviane Scrivani, ministrou a palestra magna do evento, promovido pelas comissões de Igualdade e Equidade Racial; da Jovem Advocacia; de Direitos Humanos; de Direito do Terceiro Setor; e do Estagiário e da Estagiária de Direito da Subseção de São José do Rio Preto.
Realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 3 de julho (a data remete à sanção da Lei Afonso Arinos - Lei 1.390/1951, a primeira de natureza antirracista do Brasil), a discussão buscou jogar luz ao problema, debater, discutir e refletir com objetivo de avançar rumo a uma sociedade com mais equidade e, consequentemente, mais justa.
Comprometimento e luta
Para Viviane Scrivani, a data alerta para a necessidade de combater a discriminação racial em todas as suas formas, incluindo no campo da advocacia. “É uma oportunidade para refletirmos sobre as desigualdades que ainda persistem e para promovermos a inclusão e a diversidade dentro do sistema jurídico. É fundamental que todos os profissionais da advocacia se comprometam a lutar contra a discriminação e a garantir que todos tenham acesso igualitário à Justiça, independentemente de sua origem racial ou étnica”, observa.
“Racismo se combate com posicionamento, não com silêncio”, completou a secretária-geral adjunta da OAB SP, Viviane Scrivani.
Entre os palestrantes, estavam, ainda, a advogada de Família e Sucessões Siamara Monteiro Mayor; a mestre em História Glaucia Rodrigues Gomes; e o professor de História Wellington Felipe de Castro.
Participaram do evento, também, a secretária-geral adjunta e a tesoureira da Subseção de São José do Rio Preto, respectivamente, Flaviana de Freitas Oliveira e Claudionora Elis Tobias, além da advocacia da cidade e região.

