Usinas Solares

26 de setembro de 2025 - sexta

OAB SP inaugura usina fotovoltaica na Subseção de Nhandeara

Iniciativa expande projeto de transição energética e reforça o compromisso com a sustentabilidade


A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) segue ampliando seu projeto de transição energética e inaugurou, na sexta-feira (26), mais uma usina fotovoltaica, desta vez na cidade de Nhandeara. A iniciativa busca contribuir para a preservação ambiental, modernização e gerar economia para a instituição.

A cerimônia de inauguração, realizada na sede da subseção, contou com a presença do tesoureiro da Secional Paulista, Alexandre de Sá Domingues, de autoridades municipais e de representantes da advocacia local. Com a nova instalação, a OAB SP passa a contar com 9 usinas em funcionamento no estado. O planejamento prevê a construção de 18 unidades.

A estrutura inaugurada é composta por uma central de microgeração de energia fotovoltaica com 174 painéis de 585W. A geração anual estimada é de 158.772 MWh, o que representa a redução de aproximadamente 158,28  toneladas de CO₂ na atmosfera por ano. A usina ocupa uma área total de 275 m². A energia gerada na região será redistribuída para a rede da concessionária, que devolverá os créditos à instituição.

A solenidade também contou com presença do presidente da subseção de Nhandeara, Jose Marques; vice-presidente da subseção de Monte Aprazível, José André Freire Neto; o presidente da subseção de Votuporanga, Adelino Ferrari Filho; a presidente da subseção de José Bonifácio, Tatiana Carla Costa Fiamenghi, acompanhada da secretária-geral, Marcela Maltarolo, e do conselheiro estadual da OAB SP, Rodrigo Fachin de Medeiros; o presidente da subseção de Tanabi, Luis Fernando Togni Barros; e o presidente da subseção de General Salgado, Dr. Edy Luiz Ribeiro Dezidério. Também marcou presença o conselheiro estadual e membro do grupo de trabalho, Ricardo Abou Rizk.

Entre as autoridades municipais, estavam o prefeito de Nhandeara, Antônio Marques do Nascimento Junior, e o representante da Secretaria do Meio Ambiente, Luciano Henrique de Oliveira; o vice-prefeito de Floreal, Marcelo Alessandro Boracini de Souza; o prefeito de Gastão Vidigal, Daniel Guarnieri Criado, a vice-prefeita Cláudia Regina de Brito e a secretária de Meio Ambiente, Janaina Priscila da Cruz; o presidente da Câmara Municipal de Magda, Ivano de Almeida; e o presidente da Câmara Municipal de Monções, Fabiano Antônio da Silva.


pub