Aceleradora de Escritórios Experience

10 de dezembro de 2025 - quarta

Aceleradora Experience qualifica e profissionaliza advocacia para desenvolvimento de carreira empreendedora

Participantes da primeira edição da iniciativa contam como o conteúdo as impulsionou na criação de seu escritório

Advogadas de Araras estiveram na primeira edição da Aceleradora Experience e formaram um escritório boutique após a imersão.


Três dias de imersão na Aceleradora Experience da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) foram o suficiente para mudar o destino profissional de três advogadas de Araras, interior de São Paulo. O projeto, encabeçado pela vice-presidente da Ordem paulista, Daniela Magalhães, fortalece o empreendedorismo jurídico e impulsiona o crescimento sustentável de escritórios de pequeno e médio porte em todo o Estado. “A importância de fomentar a cultura empreendedora na advocacia paulista decorre da necessidade de compreensão de que a advocacia está mudando e a OAB SP precisa entregar e apoiar a advocacia com novas ferramentas para o exercício da nossa profissão”, reforça Magalhães.

Criada em 2024, com um formato mais longo, e condensada em 2025 com a proposta de atender cada vez mais profissionais, a iniciativa conta com uma metodologia prática focada em três pilares temáticos: Empreendedorismo Jurídico (Cultura, IA e Agilidade), Gestão e Operação de Escritórios de Advocacia (incluindo Financeiro, Pessoas e Sociedade); Marketing Jurídico e Negócios (com Branding, Vendas e Pitch Jurídico).

Desde a sua primeira edição, 380 advogados e advogadas já participaram da Aceleradora e dentre eles, Débora Guizelini Battistella Malaman e Maria Fernanda Zambon Borges contaram como a experiência apresentou formas e ferramentas que deram uma visão prática de como desenvolver uma sociedade de advocacia e ter o seu próprio negócio. “Nesses três dias de imersão na OAB SP vivemos um sentimento de pertencimento e vimos de perto que era possível colocar em prática nossas ideias”, contou Malaman, que atua há 18 anos na área de Família e Sucessões.

Na volta para Araras, após três dias intensos de conteúdo proporcionado na sede da OAB SP, networking e muitas ideias, as amigas e advogadas pensavam em como tirar todos os planos do papel. “Toda essa parte de montar a estrutura do escritório nós descobrimos e tivemos o primeiro contato na Aceleradora. Foi ali que sentimos que isso estava muito próximo a nós”, disse a familiarista.

Para a profissional da área previdenciária, Maria Fernanda Zambon Borges, a qualificação foi apresentada de “forma muito clara sobre empreender no meio jurídico, com acolhimento dos embaixadores, que são ex-participantes”. Nessa empreitada, as advogadas entenderam que o foco do trabalho seria voltado a atendimento ao cliente com olhar, escuta e sensibilidade. “Queremos receber esse cliente de uma forma mais sensível”, destacou Maria Fernanda.

Um exemplo inspirador citado foi a palestra dada pela profissional Vivian Padilha na Aceleradora. De acordo com as participantes da Acelerada, Padilha apresentou o conceito de escritório boutique, com foco na qualidade de atendimento ao cliente, e foi daí que se inspiraram para dar o pontapé inicial no empreendimento.

Na segunda edição da Aceleradora Experience, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, será a vez da terceira sócia do escritório, Ana Carolina da Silveira Tiago, conhecer o projeto da OAB SP e passar pela mesma experiência que suas colegas. “São desafios e estamos muito felizes de tudo o que estamos fazendo. O que nasceu ali foi despretensioso, mas com um objetivo comum conseguimos prosperar. A Aceleradora foi uma virada de chave incrível”, disse Malaman.

A advogada familiarista também reforçou como o projeto demonstra uma mudança da OAB SP frente ao mercado de trabalho e às necessidades da advocacia paulista. “Percebemos que a OAB SP está mudando em seu posicionamento, está levando uma modernidade e renovando a classe”, finalizou a profissional.
 


pub

Mais Notícias




pub
pub