A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou, na última sexta-feira (19), na sede da Secional Paulista, o II Congresso de Direito Bancário, promovido pela Comissão Especial de Direito Bancário. O evento reuniu mais de 370 pessoas, e contou com a presença de juristas, magistrados, professores e representantes do setor financeiro para discutir temas centrais da advocacia bancária.
A abertura teve a participação do desembargador e presidente da 38ª Câmara de Direito Privado do TJSP, Spencer Almeida Ferreira, que apresentou uma análise sobre o passado, o presente e o futuro da jurisprudência bancária.
A programação contou com quatro painéis sobre o setor financeiro. O primeiro abordou a Mitigação da Impenhorabilidade do Bem de Família Luxuoso sob a (Nova) Ótica do STJ, com a participação de Fábio Caparroz e Márcio Calil de Assumpção, representantes do Banco Safra S.A., que mostraram o conflito entre a proteção do direito à moradia e a necessidade de garantir a execução, principalmente em imóveis de alto padrão.
Na sequência, o segundo painel tratou da Alienação Fiduciária de Bens Imóveis e os Impactos de Negócios Jurídicos Subjacentes, apresentado por Tatiana Munhoz e Afranio Chaar, do Banco Pine S.A. O debate destacou os efeitos práticos da alienação fiduciária: mostrou como ela funciona, mas também apontou os problemas jurídicos que podem surgir sobre a validade dos contratos. O terceiro foi sobre o Marco Legal de Garantias e os Procedimentos Extrajudiciais, com os impactos da nova legislação, conduzido por Ernesto Antunes de Carvalho do Banco Sofisa S.A., e os advogados José Miguel Garcia Medina, Nida Hatoum e Paulo Celso Pompeu.
Por fim, o quarto discutiu as Cautelares Antecedentes ao Pedido de Recuperação Judicial e os Créditos Bancários, com o Desembargador Eduardo Azuma Nishi, do TJSP, e Andrea Aranha Greco, do Itaú BBA S.A. O tema tratou da importância das medidas cautelares na recuperação judicial e mostrou como elas influenciam diretamente a preservação do crédito dos bancos.
Comissão de Advocacia Criminal debate aprimoramento da justiça criminal com procurador Arthur Pinto de Lemos Jr.
Diálogo entre instituições apresentou novas perspectivas para aperfeiçoamento do sistema de justiça










