Cotia

12 de abril de 2024 - sexta

Patricia Vanzolini revelou dicas para um bom habeas corpus, em palestra na OAB Cotia

Presidente da Ordem paulista incentiva advocacia a ser sucinta e se dedicar a uma tese única

Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, sobre palestra Foto: OAB SP/Divulgação

A presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, visitou a OAB Cotia para ministrar a palestra “Habeas Corpus Perfeito”, na noite da última quinta-feira (11).

Em uma aula de quase duas horas, a advogada e professora deu dicas e exemplos a partir de casos que vivenciou em seu escritório. E alertou: “Não é uma mandinga ou uma simpatia que fará você ganhar todos os habeas corpus que você entregar na sua vida. A gente ganha, a gente perde, a gente cai, todo mundo é assim. Porém, às vezes, perdemos uma causa justa por algum tipo de falha técnica”.

Seu primeiro conselho aos advogados é ser sucinto, pois os magistrados têm muitos processos a analisar e darão atenção ao documento mais objetivo. Outra dica é focar em uma única tese. “O habeas corpus não é apelação, é uma tese só. Quem aposta em várias teses, não leva nenhuma. Um dos grandes talentos que você tem que ter é o de escolher a tese”, explicou.

A presidente da Ordem paulista também defende a prática de redigir memoriais. Trata-se de um resumo do habeas corpus que pode ser utilizado como base para a sustentação oral. Esse documento não é anexado ao processo, mas encaminhado ao gabinete como forma de manter os juízes informados sobre o tema antes do julgamento.

Patricia Vanzolini autografia livro para a estudante Kauane de Oliveira Baccetti

No final da palestra, Patricia Vanzolini sorteou o livro Manual de Direito Penal, de sua autoria com o também professor Gustavo Junkeira.  A vencedora foi a estudante Kauane de Oliveira Baccetti, que deseja ser criminalista. “Fui muito privilegiada de ganhar o livro entre tantos advogados, estou estudando Direito Criminal neste semestre”, comemorou a estudante.

Na avaliação do presidente da Subseção de Cotia, Ricardo Rodrigues dos Santos, o conteúdo da palestra pode ser útil a todos os advogados. “Várias das dicas também podem ser aplicadas para diversas outras áreas do direito, no momento de peticionar”, destacou.