Inteligência Artificial

21 de maio de 2025 - quarta

Oficina de IA aproxima advocacia de São José dos Campos da tecnologia

Projeto da OAB SP, em parceria com a Trybe e o JusBrasil, vai percorrer o estado levando conhecimento estratégico aos profissionais do Direito

A sede da OAB São José dos Campos ficou lotada, nesta quarta-feira (21), com a realização da “Oficina de IA: Prática para o Direito”, promovida pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). Cerca de 200 participantes acompanharam o curso, que teve como objetivo apresentar as principais ferramentas de inteligência artificial disponíveis no mercado e suas aplicações práticas no cotidiano jurídico.

Na parte da manhã, o professor Eli Candido, especialista da Trybe, parceira da OAB SP no curso, conduziu a formação com foco em plataformas como ChatGPT, Gemini, Notebook LM e Perplexity. Ele apresentou as ferramentas mais utilizadas no mercado e também explicou técnicas de engenharia de prompt, demonstrando como elaborar e refinar comandos para obter respostas mais precisas. “Seja específico, dê contexto e refine seus prompts”, destacou Candido, reforçando que a atuação humana segue indispensável. “Hoje, a tecnologia ainda está longe de substituir seres humanos”.

Além da exposição teórica, a oficina teve caráter prático. Com celulares e notebooks em mãos, a advocacia testou em tempo real os recursos das plataformas apresentadas. “Já venho utilizando IA, mas não da forma correta. Hoje estamos aqui para conhecer mais detalhes que vão nos ajudar no dia a dia da advocacia — na formação de peças, de prompts e em como ser mais específico na busca”, relatou o advogado Eduardo Toledo.

Já Alessandra Pereira, advogada há 12 anos, aproveitou os créditos do programa Anuidade de Volta para participar da Oficina. “Já uso inteligência artificial na minha advocacia, e ela veio para transformar completamente o jeito que a gente faz Direito. Essa oficina mostrou ferramentas que eu ainda não conhecia e foi muito útil para mim”.

No período da tarde, os participantes conheceram ferramentas voltadas exclusivamente ao universo jurídico, como o Jus IA, do JusBrasil, outra parceira da OAB SP na Oficina de IA. Letícia Leite, especialista em produtos jurídicos do JusBrasil, explicou como usar a ferramenta em pesquisas jurisprudenciais para apoio na elaboração de petições.

O projeto da OAB SP é itinerante e vai percorrer todas as regiões do estado até o final de 2026, levando conhecimento e capacitação sobre novas tecnologias à advocacia paulista. A iniciativa faz parte de um esforço da entidade para preparar os profissionais do Direito para os desafios contemporâneos de forma estratégica, crítica e responsável. “É um prestígio muito grande para São José dos Campos, pois é a segunda cidade a receber o projeto, depois de Campinas. Meu agradecimento ao presidente Leonardo Sica e toda equipe da OAB SP”, afirmou o presidente da Subseção, Felipe Alciprete.

 


pub