Estágio e Exame de Ordem

16 de maio de 2024 - quinta

41º Exame de Ordem Unificado está com inscrições abertas até o dia 21 de maio

A 1ª fase do EOU, prova objetiva, está programada para 28 de julho

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abriu o período de inscrições para o 41º Exame de Ordem Unificado (EOU). As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site da Fundação Getúlio Vargas, até as 17h do dia 21 de maio. A taxa de inscrição é de R$320. No Estado de São Paulo, o exame é efetuado em 23 polos e a realização das provas é acompanhada pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio de lideranças e membros em cada um dos polos.

Podem se inscrever candidatos que sejam bacharéis em Direito (ainda que a colação de grau esteja pendente), formados em instituição regularmente credenciada; portadores de diploma estrangeiro com prazo de revalidação até o primeiro semestre de 2024; ou estudantes de Direito que comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito até o primeiro semestre de 2024.

Também está aberto, até o dia 21 de maio, o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição. Pode fazer o pedido quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e comprovar hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa.

Para a presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame da Ordem, Ana Claudia Silva Scalquette, o Exame de Ordem é, sem dúvida, um momento importante para o bacharel em Direito. "Trabalhamos com nossos membros na acolhida dos candidatos em todos os polos de aplicação no Estado de São Paulo e buscamos garantir que os examinandos tenham um ambiente adequado para poderem realizar um exame calmo e tranquilo para demonstrarem seu conhecimento".

A 1ª fase do EOU, prova objetiva, está programada para 28 de julho. A 2ª fase, prova prático-profissional, será realizada em 22 de setembro deste ano.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.