Mulheres Advogadas

14 de maio de 2025 - quarta

Atuação feminina na perícia é tema de evento promovido pela OAB SP

Encontro valoriza o papel das peritas e destaca a importância da perspectiva das mulheres na construção da prova científica


A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio da Comissão de Perícias, realizou nesta quarta-feira (14) o encontro “Mulheres na Perícia: Voz, Ciência e Justiça”, na sede da Secional. O evento destacou a atuação feminina na perícia técnica e reforçou a relevância da diversidade de gênero na construção da prova científica e no fortalecimento da Justiça.

Na abertura, a presidente da Comissão de Perícias da OAB SP, Mônica Christye Rodrigues da Silva, destacou que as dificuldades vividas pelas mulheres na perícia, especialmente em relação ao reconhecimento profissional e à produção científica, são antigas. “A participação das mulheres na formação do pensamento científico é tão antiga quanto à origem da própria ciência. No entanto, meninas e mulheres ainda enfrentam inúmeros obstáculos no acesso e na progressão das carreiras científicas, devido às barreiras culturais e estruturais.”

A falta de mulheres em determinadas áreas, em que ainda se pensa que só podem ser ocupadas por homens, é preocupante. Segundo o vice-presidente da Comissão de Perícias, Ricardo Capozzi, a importância de trazer temas como esse para o universo da OAB, gera mais incentivo para o aumento da atuação feminina: “Um dos motivos de fazermos esse tipo de trabalho é fomentar, sim, que a perícia cabe para todos. Eu sou um forte incentivador de que a perícia independe desse tipo de situação. Então, não vamos rotular.”

Doutora em Ciências Psicológicas, neuropsicóloga, psicóloga, professora, perita e membro da Comissão de Perícias da OAB SP, Idania Blanca Peña Grass emendou a abertura com a sua palestra “Considerações sobre o ser mulher sob a ótica da neuropsicologia”, propondo a valorização das competências biológicas e a construção de ambientes colaborativos no campo pericial.  O painel “Perícia por Elas: técnica, ética e representatividade” reuniu as peritas Rita Mendonça e Andressa Pontes, integrantes da Comissão, e evidenciou o papel técnico e ético das mulheres na área. Já o painel “Podcast Elas na Justiça”, com as advogadas Daiane Avelino (secretária da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção de São Bernardo do Campo e Co Criadora do Podcast) e Maíra Recchia (presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP), trouxe reflexões sobre a presença feminina na Justiça e na comunicação jurídica.

O evento contou com transmissão ao vivo e pode ser conferido no canal do Youtube Cultural OAB SP

 


pub