Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

12 de maio de 2025 - segunda

Vozes Silenciadas: OAB SP promove debate sobre enfrentamento à violência sexual na infância e adolescência

Encontro reúne especialistas para debater caminhos de enfrentamento à violência sexual


Como parte das ações em torno do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, a OAB SP realiza o evento "Vozes Silenciadas – como construir caminhos para superar a violência sexual na infância e adolescência", no dia 16 de maio, a partir das 18h, na sede da entidade.

A iniciativa é organizada pelas Comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, das Mulheres Advogadas e de Direito Constitucional da OAB SP, e tem como proposta promover reflexões profundas sobre um dos temas mais urgentes e silenciados da sociedade brasileira.

Para Thais Dantas, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente a iniciativa é fundamental para fomentar a data como um mecanismo de conscientização. “Falar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes é romper com o silêncio que ainda protege os agressores e invisibiliza as vítimas. Este evento é um chamado à responsabilidade coletiva, à escuta atenta e à construção de caminhos de proteção.

A OAB SP, por meio de suas comissões, reafirma seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos da infância e da adolescência”, pontuou.
A programação conta com falas de Maíra Recchia, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, e Thais Dantas, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e também com a exibição do documentário “Apesar de”, que narra a história de sobrevivência da escritora e artista Georgia Bergamim, vítima de abuso sexual na infância dentro do próprio lar.

Uma mesa de debates reunirá especialistas de diferentes áreas, comprometidas com a transformação social e a proteção de crianças e adolescentes. Participam da mesa de debates a vereadora Ana Carolina, a jornalista, documentarista e diretora do documentário “Apesar de”, Beatriz Prates; a artista e protagonista do filme, Georgia Bergamim; a diretora executiva da Childhood Brasil, Laís Peretto; a presidente do Instituto Liberta, professora da PUC-SP e presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB SP, Luciana Temer; e a pedagoga e diretora executiva da Oxfam Brasil, Viviana Santiago. A mediação será feita por Amanda Costa.

O evento será encerrado às 20h30 e integra as ações da OAB SP na campanha nacional "Faça Bonito", de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
 


pub

Mais Notícias




pub
pub