Elas na OAB SP

30 de maio de 2025 - sexta

OAB SP firma protocolo de intenções com a Secretaria Nacional de Acesso à Justiça para o programa ‘Antes que Aconteça’

Iniciativa federal permitirá atuação itinerante da Comissão das Mulheres Advogadas para atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade

OAB SP e Secretaria Nacional de Acesso à Justiça assinaram protocolo do projeto “Antes que Aconteça”, de atendimento jurídico e de direitos às mulheres vítimas de violências.


A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) agora conta com a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública para enfrentar a violência contra a mulher de forma abrangente e inovadora no Estado de São Paulo. Por meio da Comissão das Mulheres Advogadas (CMA) da OAB SP e da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, as instituições firmaram parceria no programa “Antes que Aconteça”, iniciativa que tem como objetivo implementar ações de acesso à justiça a mulheres. O protocolo foi assinado na última quinta-feira (29), na sede da Secional paulista e fez parte da primeira edição do projeto “Elas na OAB SP - Liderança e Inspiração”.

Com o protocolo firmado, a OAB SP passa a contar com uma van que poderá fomentar o atendimento itinerante para mulheres através de unidades especializadas. Com perspectiva de uso comprometido do equipamento, a vice-presidente da Ordem paulista, Daniela Magalhães, enalteceu a confiança estabelecida entre os órgãos com a ação. “Agradecemos o esforço do Ministério da Justiça de olhar para as mulheres do Estado de São Paulo”.

A atual gestão da CMA, presidida por Maíra Recchia, com uma atuação calcada em dois principais pilares, a valorização das mulheres advogadas e o combate à violência contra as mulheres, dá subsídios para o acolhimento necessário de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Essa parceria vai nos permitir atender, de maneira satisfatória, mulheres que não têm acesso à justiça ao mesmo tempo em que garantimos um espaço adequado de atendimento para as nossas advogadas voluntárias”, reforçou Recchia.

Sob a perspectiva de construção de políticas públicas de alcance a direitos por quem mais precisa, a secretária de acesso à justiça do MJSP, Sheila de Carvalho, pontuou a importância da OAB SP para uma agenda de promoção de direitos à sociedade. “Formulamos a nossa parceria hoje, para termos as vans de direitos e de acesso à cidadania. Um aparelho itinerante que possa levar informação, serviços, atendimento jurídico, mas que tenha, acima de tudo, um papel importante na superação da violência sistêmica que vivemos”, disse.


pub

Mais Notícias




pub
pub