
Fundado em junho de 1998 por colaboradores da CAASP(Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), o Coral OAB-CAASP nasceu como uma iniciativa interna. Não demorou para que fosse aberto a advogados e advogadas, tornando-se um dos símbolos culturais mais duradouros da advocacia paulista.
“O Coral é hoje um cartão de visitas, por onde passa as pessoas se interessam em saber detalhes sobre a CAASP ”. Quem afirma é a secretária-geral adjunta da Caixa, Solange de Amorim Coelho, responsável pela ponte entre os coralistas e a direção da instituição.
Em suas quase três décadas de trajetória, o Coral OAB-CAASP ultrapassou os muros da advocacia, levando sua arte a alguns dos palcos mais prestigiados do país e emocionando os mais variados públicos.

O maestro José Antunes, que conduz o Coral há 15 anos, revela como a apresentação no Teatro Municipal de São Paulo, em 2023, durante a Solenidade de Entrega das Carteiras da OAB do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB SP da Capital, marcou profundamente sua trajetória: "A nossa mente não sabe o que é sonho e o que realidade. Desde que havia assumido a regência, pedia aos coralistas, durante os ensaios, que se imaginassem num grande palco. E, então, aconteceu".
Para José Barbosa Viveiros, coralista de longa data, a experiência no Teatro Municipal teve um sabor especial: "Eu nunca tinha visto os bastidores do Teatro Municipal”. Também a apresentação na Sala São Paulo, em 2004, durante a posse das diretorias da OAB SP e da CAASP então eleitas, figura entre os momentos inesquecíveis do grupo, segundo Viveiros.
Primeira coralista do Coral OAB-CAASP, tendo participado da sua fundação, a conselheira seccional Carmen Dora guarda memórias vívidas da encenação da cantata rock "The Creation" no Teatro Tucarena, icônica casa de espetáculos da PUC SP, no início dos anos 2000: "Foi um espetáculo apoteótico, que emocionou o público que lotava o Tucarena".
O Coral OAB-CAASP criou tradições para a advocacia, como as apresentações na Missa Solene de Santo Ivo, padroeiro da advocacia, e várias no Santuário Nacional de Aparecida, durante a Romaria da Advocacia, além das inesquecíveis apresentações natalinas. As cantatas de Natal da CAASP já pararam até estações do Metrô de São Paulo, como a da Sé e a da Luz.

Carmen Dora resume o sentimento que permeia mais de duas décadas de história: "São lembranças que o tempo não apaga e que me faz muito feliz em integrar esse coro seleto de vozes".
O repertório do Coral OAB-CAASP, uma das razões do seu sucesso, é eclético Numa mesma apresentação o público ouve desde clássicos do cancioneiro popular brasileiro – obras de Dorival Caymmi, Villa-Lobos, Renato Teixeira, Almir Sater e outros - até valsas de Giuseppe Verdi, passando por temas americanos como "Can´t Help Falling In Love", imortalizado por Elvis Presley, e até pela portenha "El día que me quieras", de Carlos Gardel.
Sempre aberto a novas vozes
“Era assim que eu me classificava: sem talento.” A frase do coralista Adilson Luiz Pestana representa o pensamento de muitos que sonham em cantar, mas se sentem impedidos pela ideia de que é preciso nascer com um dom especial. A vivência no Coral OAB- CAASP, no entanto, mostra que isso é mito.
Empresário do ramo imobiliário, Adilson conheceu o grupo ao acompanhar sua esposa, a advogada e coralista Rosa Aparecida Manieri Pestana, nos ensaios na sede da Caixa de Assistência. Com o incentivo da companheira e o apoio atencioso do maestro José Antunes, resolveu se aventurar no canto – e decolou. “O maestro me mostrou que todos podemos cantar. Basta ter boa vontade e disciplina”, afirma.
No Coral OAB-CAASP, o que importa não é ter experiência vocal, mas sim disposição para aprender, como ressalta o maestro José Antunes: “Alguns têm mais facilidade, outros enfrentam dificuldades de afinação mesmo tendo uma boa voz. Mas, com treino e dedicação, todos podem aprender a cantar. O trabalho em grupo, típico do canto coral, facilita muito esse processo”.

Antunes também detalha sua metodologia de ensino: “Além dos exercícios específicos, a diversidade do nosso repertório, que vai da música erudita à popular, brasileira e estrangeira, contribui bastante para o aprendizado e para o prazer dos coralistas”.
O Coral OAB-CAASP está sempre de portas abertas a novas vozes. Para participar, basta agendar uma audição pelos telefones (11) 3292-4475 / 4709, ou pelo e-mail eventos@caasp.org.br.
Ao ingressar no Coral OAB-CAASP, a pessoa passa por uma classificação vocal, que consiste em um simples exercício, conduzido pelo maestro José Antunes, para identificar sua extensão e sua tessitura vocais, de modo a ser encaixada em um dos quatro naipes do canto coral - soprano e contralto para as vozes femininas, e tenor e baixo para as vozes masculinas.
Encontro com a presidente
No último dia 2 de julho, os membros do Coral OAB-CAASP confraternizaram com a presidente da Caixa de Assistência, Diva Zitto. Cada integrante teve a chance de se apresentar, compartilhar sua trajetória no grupo e fazer sugestões e reivindicações para fortalecer ainda mais o trabalho do Coral. “Foi um grande prazer estar com tantos colegas que amam a arte, que encontram na música um meio de extravasar seu talento e aliviar o estresse do dia a dia”, diz Diva Zitto.
"Foi muito gratificante, fomos recebidos com tanto carinho, atenção e zelo, que só temos a agradecer", contou a coralista Diva Yaeko Hanada Odo.

Adilson Luiz Pestana também destacou a sensibilidade da presidente em acolher e ouvir os coralistas: “Foi um encontro com muito respeito e carinho. Todos puderam se manifestar”.
Entre as demandas discutidas destacam-se o apoio técnico às apresentações, incentivo à participação em encontros de corais, mais visibilidade para o grupo nos canais de comunicação e a possibilidade de organização de mais eventos culturais pela Caixa.
A aproximação entre o grupo e a diretoria da Caixa de Assistência é fruto do empenho da secretária-geral adjunta Solange de Amorim Coelho. Carinhosamente chamada de “fada madrinha” pelos coralistas, ela é reconhecida por sua dedicação ao Coral OAB-CAASP, do qual fez parte por quatro anos, no início dos anos 2000.