Conferência de Direito e Agronegócio

18 de setembro de 2025 - quinta

‘A vida moderna é toda produzida em terras raras e apostar no tema também é um caminho de soberania’, diz Ronaldo Lemos na Conferência do Agro da OAB SP

Mediação do painel foi conduzida pelo presidente da Secional Paulista Leonardo Sica


O painel “Terras Raras, Remineralizadores e Minerais Críticos: Fronteiras estratégicas para o Brasil”, na 2ª Conferência do conduzido por Ronaldo Lemos, presidente do ITS-Rio, trouxe uma reflexão sobre como o Brasil pode transformar sua riqueza mineral em vantagem estratégica para o agronegócio, a indústria e a soberania nacional. A mediação foi realizada pelo presidente da OAB SP, Leonardo Sica.

“Está acontecendo uma convergência de tecnologia muito importante no agro” disse Ronaldo, que destacou a importância tecnológica no setor, com o uso de inteligência artificial e inovação em fertilizantes, além da geopolítica das terras raras. Atualmente, a China controla cerca de 90% da produção mundial, enquanto o Brasil, que detém a segunda maior reserva global, com 23% e participa com apenas 1% da produção, citando a Lei Estadual de Goiás (nº 23.597/2025), considerada um marco e dedicada ao tema.

Outro ponto central foi a discussão sobre os remineralizadores, que aceleram o processo natural de enriquecimento do solo a partir do pó de rocha. Segundo o advogado, “a vida moderna é toda produzida em terras raras e apostar no tema também é um caminho de soberania”, já que investir na cadeia produtiva em tecnologias de ponta, é visto como uma medida essencial para posicionar o Brasil de forma mais robusta no cenário internacional.

A Conferência segue até sexta-feira (19) com painéis, aulas magnas e talk shows sobre governança, tributação, sustentabilidade, inovação e sucessão no agro. A programação completa está disponível no site da Secional Paulista.
 


pub

Mais Notícias