Agenda Cultural

03 de outubro de 2025 - sexta

Agenda cultural: OAB SP promove debates sobre sustentabilidade e protagonismo feminino na advocacia

Seminário de Direito Ambiental, Conferência “OAB por Elas” e Encontro Pré-COP30 integram programação com foco em justiça climática e equidade de gênero


O mês de outubro começa repleto de eventos promovidos pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), com uma agenda cultural que mobiliza e atualiza a advocacia paulista. A Secional destaca, neste período, temas fundamentais como meio ambiente, sustentabilidade e protagonismo feminino. No dia 9, será realizado o 8º Seminário Nacional de Direito Ambiental da UBAA, com painéis sobre biodiversidade, mercado de carbono e transição energética. Já no dia 10, a sede institucional recebe a Conferência Estadual “OAB por Elas”, dedicada à valorização da mulher advogada e ao fortalecimento da equidade de gênero na profissão. Ainda no dia 10, em Piracicaba (SP), acontece o Encontro Pré-COP30, reunindo especialistas e lideranças para discutir justiça climática e a construção da agenda brasileira rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, que será realizada em Belém (PA).

Confira a programação completa: 

9 de outubro - Evento Presencial 
Oficina de IA Prática para o direito
Durante o encontro, os participantes aprenderão como utilizar plataformas como ferramentas de análise de jurisprudência com IA, automação de contratos e organização de dados com apoio de assistentes virtuais. Serão apresentados casos práticos de uso, limites éticos e oportunidades profissionais. 
Horário: 8h30 
Local: OAB São José do Rio Preto - Av. Brigadeiro Faria Lima, 5853 - Vila São José
Inscreva-se aqui 

9 de outubro - Evento Presencial 
8º Seminário Nacional Direito Ambiental da UBAA 
Contará com painéis que abordaram temas como biodiversidade, licenciamento ambiental, mercado de carbono, justiça climática e os caminhos para a transição energética. Promovido pela União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA), em parceria com a Ordem Paulista, a iniciativa reforça o compromisso da advocacia com a preservação do meio ambiente e a construção de políticas públicas sustentáveis. 
Horário: 9h
Local: Rua Maria Paula, 35 - Centro - São Paulo
Inscreva-se aqui 

9 de outubro - Evento Presencial 
Inteligência Artificial - Estudantes de Direito e Advocacia: O que há de melhor, seus Impactos, Celeridade, Utilização Eficaz e Responsável
O objetivo é apresentar os melhores recursos de IA disponíveis atualmente para uso jurídico, além de debater os impactos sociais, éticos e profissionais trazidos pela tecnologia. O foco será na utilização eficaz e responsável da IA, aliando produtividade com segurança jurídica.
Horário: 19h30
Local: UNIP – Universidade Paulista – Campus Anchieta - Avenida General Leite de Castro, 201 – Jardim Santa Cruz
Inscreva-se aqui

9 de outubro - Live
A Escrita Acadêmica do Trabalho de Conclusão de Curso, o Famoso, e por alguns também temido, TCC
O encontro virtual foi criado para descomplicar a escrita do TCC, aproximando a linguagem acadêmica da realidade dos estudantes e oferecendo orientações práticas e metodológicas que fazem toda a diferença.
Horário: 20h30
Transmissão: @academico.oabsp
Inscreva-se aqui

10 de outubro - Evento Presencial 
Conferência Estadual OAB Por Elas
O objetivo do evento é promover o protagonismo feminino na advocacia e discutir os desafios e conquistas das mulheres na profissão. 
Horário: 9h30
Local: Rua Maria Paula, 35 - Centro - São Paulo
Inscreva-se aqui

10 de outubro - Evento Presencial 
Encontro “Pré-COP 30” e Homenagem ao Professor Paulo Affonso Leme Machado
Uma mobilização da advocacia e da sociedade civil em torno das pautas ambientais que serão apresentadas na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para 2025 em Belém (PA). 
Horário: 8h30
Local: Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 - Santa Rosa, Piracicaba - SP
Inscreva-se aqui 

10 de outubro - Webinar 
Aposentadoria Especial no RPPS
Este webinar tem como objetivo esclarecer os principais pontos sobre a concessão da aposentadoria especial no RPPS, abordando os requisitos legais, interpretações jurisprudenciais, e os impactos das novas regras constitucionais. 
Horário: 9h 
Transmissão Youtube Cultural OAB
Inscreva-se aqui

10 de outubro - Webinar 
O caminho para uma convenção internacional de direitos humanos de pessoas idosas
A proposta do encontro é promover reflexões sobre o envelhecimento com dignidade, a urgência do reconhecimento dos direitos e a construção de uma convenção internacional própria. A transmissão também contará com a presença de uma representante da BAGSO, uma Associação Nacional Alemã de Organizações de Idosos. 
Horário: 9h 
Transmissão Youtube Cultural OAB
Inscreva-se aqui

11 de outubro - Evento Presencial
Seminário Acadêmico: Aspectos Atuais do Direito Previdenciário
Serão abordados tópicos como aposentadoria especial, benefícios por incapacidade, transição de regras no serviço público, perícias médicas, e o papel da advocacia previdenciária na defesa de direitos sociais. O objetivo é promover um espaço de formação e troca de experiências com foco na análise crítica e técnica da legislação e das práticas aplicadas atualmente.
Horário: 9h30
Local: Rua Maria Paula, 35 - Centro - São Paulo
Inscreva-se aqui

Acesse o site Cultural OAB SP e fique por dentro dos eventos da Ordem paulista!

 


 


pub

Mais Notícias




pub
pub