Elas Jogam Junto

07 de novembro de 2025 - sexta

Presidentes da OAB SP e do Palmeiras se unem no Allianz Parque em ação contra a violência de gênero

Leonardo Sica e Leila Pereira destacam a importância da campanha ‘Elas Jogam Junto’, que une futebol e advocacia no combate à violência contra mulheres


Nesta quinta-feira (6), o clássico entre Palmeiras e Santos, no Allianz Parque, ganhou um significado especial dentro e fora de campo. A partida recebeu a campanha “Elas Jogam Junto”, iniciativa da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, que une clubes, torcidas e instituições em um movimento coletivo contra todas as formas de violência de gênero.

Para o presidente da OAB SP, Leonardo Sica, “contra a violência contra mulheres, todos nós jogamos juntos”. Ele destacou a representatividade de Leila Pereira e o simbolismo do momento: “A campanha Elas Jogam Junto, de enfrentamento à violência contra a mulher, hoje não poderia estar em um lugar mais significativo: o único grande clube da América do Sul presidido por uma mulher, a presidente Leila. É muito simbólico estarmos aqui, no maior campeão do Brasil, para falar sobre a importância da prevenção e da conscientização no combate à violência de gênero.”

A presidente do Palmeiras Leila Pereira reforçou o compromisso: “É um prazer estar aqui nessa campanha tão significativa para todas nós, mulheres. Como a única mulher presidente de um clube na América do Sul, apoio essa causa de forma muito séria e firme, para que todas as mulheres denunciem e entendam que, juntas, temos uma força imensa”. 

As voluntárias da Comissão entraram em campo ao lado das equipes, levando a faixa com a mensagem “Elas Jogam Junto: Basta de Violência contra a Mulher”. A ação contou com camisetas personalizadas, vídeos institucionais, mensagens nos telões e no sistema de som do estádio. 

“Hoje estamos muito felizes de estar aqui no Allianz Parque, no jogo entre Palmeiras e Santos, levando o projeto Elas Jogam Junto – Basta de Violência contra as Mulheres. Essa ação é muito importante para nós, não apenas por ser um clássico, mas porque representa o combate à violência contra todas as mulheres e o reconhecimento de estarmos em um clube liderado por uma mulher. É a OAB SP cumprindo sua função social”, destacou Maíra Recchia, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP. 

A Secretária-Geral Adjunta da OAB SP, Viviane Scrivani, também marcou presença na ação. 

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam 21%, e os boletins de ocorrência por ameaça sobem 23,7%. Entre os casos, 80% das ameaças e 78% das lesões corporais são cometidas por companheiros ou ex-companheiros. A campanha já passou por estádios como o MorumBIS e a Neo Química Arena, com o apoio de São Paulo e Corinthians, além do Moisés Lucarelli, palco do clássico Ponte Preta x Guarani.

A OAB SP também oferece acolhimento, orientação e apoio jurídico às vítimas de violência e reforça a importância do canal 180, disponível 24h em todo o território nacional.

Além das ações em campo, a Ordem entrega os selos institucionais “Estádio e Clube Seguro para Mulheres” e “Entidade Parceira das Mulheres”, reconhecendo clubes e instituições que atuam na promoção da equidade e na prevenção da violência.

Próximos jogos 
A campanha “Elas Jogam Junto” segue com novas ações neste fim de semana. No sábado (8), às 16h, a mobilização chega ao Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, durante a partida entre Novorizontino e Remo. Já na segunda-feira (10), às 21h30, a iniciativa será destaque no confronto entre Botafogo-SP e Amazonas FC, reforçando a mensagem de combate à violência contra as mulheres e a importância da conscientização também nos gramados.


pub

Mais Notícias




pub
pub