A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), participou do Side Event "Justiça Climática e Responsabilidade Institucional" durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), na última quinta-feira (13). O debate foi realizado em parceria com OAB PA (Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará), USP (Universidade de São Paulo) e LACLIMA, entre outras entidades, na Escola Judicial do Estado do Pará (EJPA).
A Comissão Especial do Clima da OAB SP marcou presença na abertura do evento, representada por sua presidente, Rosa Ramos, e pelo 1º vice-presidente, Fábio Feldmann.
Rosa Ramos destacou a relação entre a advocacia e a pauta climática. “Nosso estatuto prevê, no Artigo 44, o dever de defender a Constituição, os direitos humanos e primar pela boa aplicação das leis, o que se conecta diretamente com a questão climática”, afirmou.
Ramos também ressaltou a importância de uma atuação técnica e comprometida dos operadores do direito. “Os impactos já são uma realidade e exigem de nós uma postura ativa. Sem o direito, não há governança climática possível”, complementou.
A OAB SP esteve representada no painel técnico “O valor do dano climático e o papel da Justiça” pelo 2º vice-presidente da Comissão, Werner Grau Neto, que integrou a discussão ao lado de outros especialistas.
A participação no evento reforça o compromisso da OAB SP com a agenda climática e com a promoção de soluções jurídicas que garantam justiça ambiental para a sociedade.







