Franz de Castro Holzwarth

04 de dezembro de 2025 - quinta

OAB SP realiza a 41ª Edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth

Cerimônia homenageou a Ministra Marina Silva e destacou a atuação de defensores de comunidades, reafirmando o compromisso da Ordem paulista com os Direitos Humanos


A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou, nesta quinta-feira (4), a solenidade do 41º Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth. O evento reuniu autoridades e defensores para celebrar a memória do advogado que dedicou sua vida pela coragem e compromisso com a dignidade.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da OAB SP, Leonardo Sica; pela conselheira secional e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Camila Torres; pela secretária-geral da Comissão, Márvia Scárdua de Carvalho; e pelos coordenadores dos núcleos de Enfrentamento à Violência Institucional, Luana França, e de Direito das Pessoas Indígenas e Quilombolas, Flávio Leão Bastos. Em suas falas, destacaram a importância do prêmio como ferramenta de reconhecimento e estímulo àqueles que atuam na linha de frente pela garantia dos direitos fundamentais.

Leonardo Sica reforçou o papel institucional da OAB SP como defensora do Estado de Direito e dos Direitos Humanos. Ele enfatizou que a homenagem a Franz de Castro Holzwarth é um compromisso permanente com sua memória. "Esta premiação, que existe há mais de 40 anos, é a mais importante que a Ordem paulista concede e uma das mais relevantes em São Paulo, na área dos direitos humanos." O presidente também ressaltou que "o trabalho realizado pelos homenageados desta noite serve como farol para tantas outras pessoas que, neste país, trabalham na defesa dos Direitos Humanos."

Camila Torres celebrou a diversidade dos homenageados como reflexo da pluralidade das lutas por dignidade no país. "Fico muito feliz pela oportunidade de estar aqui colocando duas mulheres negras e uma pessoa indígena como protagonistas de um prêmio tão importante", afirmou. A presidente complementou: "Isso não é desmerecer pessoas brancas. É apenas afirmar que pessoas negras e indígenas são igualmente importantes."

A cerimônia concedeu menções honrosas à Líder comunitária da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Renata Alves, e ao Cacique Gilberto Awa Kuaray Werá, da Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra, em Guarulhos. O grande prêmio desta edição foi outorgado à Ministra Marina Silva, reconhecida como uma das maiores lideranças socioambientais do Brasil. A ministra foi representada pela advogada e amiga Mariana Duarte Garcia de Lacerda, que recebeu a honraria em seu nome, uma vez que um imprevisto pessoal impediu sua presença.

Assim, a OAB SP concluiu mais uma edição de seu tradicional prêmio, renovando o pacto em memória de Franz de Castro Holzwarth e projetando um futuro de permanente vigilância e ação na defesa irrestrita dos Direitos Humanos para todos os cidadãos.
 


pub

Mais Notícias