Seleção e Inscrição

11 de dezembro de 2025 - quinta

Startando a Carreira da OAB SP orienta novos advogados com foco em protagonismo profissional

Programa oferece networking e direcionamento prático para a jovem advocacia iniciar sua trajetória com segurança e estratégia


A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou nesta terça-feira (10) mais uma edição do Startando a Carreira, programa de capacitação voltado aos novos advogados e advogadas que receberam a carteira profissional pela Secional. Conduzida pela Comissão de Seleção e Inscrição, a atividade é uma imersão com orientações práticas sobre posicionamento, mentalidade empreendedora, networking, marketing jurídico, gestão da carreira e uso estratégico da inteligência artificial. 

O presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Nelson Kobayashi, apresentou uma reflexão inspiradora sobre as oportunidades na área jurídica: “Vocês podem chegar onde quiserem na advocacia. A carteira que vocês receberam hoje é exatamente a mesma que eu tenho, que a Priscila tem, que a Jéssica tem, que a Patricia Vanzolini e o Leonardo Sica tem, e que os melhores advogados do Brasil têm. Qualquer um deles, para peticionar, precisa de uma carteira do mesmo tamanho da sua.”  

Em sua apresentação, Kobayashi ainda falou sobre a importância do planejamento estratégico, do reconhecimento de talentos, da correção de fragilidades e da definição de metas claras. Ao compartilhar sua trajetória e lembrar suas primeiras sustentações orais, mostrou como foco, nicho e autoridade constroem caminhos sólidos. Também ressaltou a necessidade de dominar ferramentas de IA e utilizar o marketing jurídico. 

Já a conselheira estadual da OAB SP, Priscila Silveira, destacou a necessidade de desenvolver uma mentalidade empreendedora desde o primeiro dia, enfrentando crenças limitantes, medos comuns do início da profissão e dúvidas sobre honorários e precificação. Ressaltou que a autonomia depende do reconhecimento do próprio potencial e da construção de presença no mercado, afirmando que, para um bom networking, é essencial 
“estar nas mesas certas.” 

A secretária da Comissão da Jovem Advocacia, Jéssica Moura, por sua vez, enfatizou o papel do posicionamento e da especialização na construção de autoridade, lembrando que protagonismo se consolida com ação: “Se não fizermos, se não nos dispusermos a ser protagonistas, nunca vamos vencer essa etapa, essa barreira”. Ela relatou seu início na advocacia, os medos das primeiras audiências e a importância de assumir responsabilidades para gerar experiência e credibilidade.

Da insegurança ao protagonismo

A advogada Gabriela Antelo, participante desta edição, relatou que o início da carreira costuma ser marcado por inseguranças e dúvidas, e destacou que chegou ao evento sem expectativa, mas saiu transformada. Para ela, o Startando a Carreira foi essencial para orientar seus primeiros passos, fortalecer sua motivação e mostrar que não está sozinha nesse processo. 

Segundo ela, a OAB SP oferece um amparo necessário ao criar espaços de fala e participação para os novos profissionais: "Eu estava sem perspectiva, sem saber por onde começar, e senti, depois desse evento, um novo gás. Ter aqui pessoas tão preparadas, advogados tão experientes, que realmente querem nos ajudar, fez toda a diferença”. 

Gabriela avalia, ainda, que o evento cumpre um papel fundamental ao incentivar e acolher o novo advogado, justamente em um momento em que é comum se sentir perdido na profissão: “Vejo como um amparo extremamente necessário, especialmente para conhecer pessoas e ter espaço para falar. A OAB São Paulo não existe apenas para dizer o que não podemos fazer, mas para auxiliar, orientar e dar um norte. Isso nos faz sentir mais seguros para desenvolver habilidades, estudar e evoluir ao longo desse processo até pegar a carteira”.


pub

Mais Notícias