14 de março de 2024 - quinta

INSS Digital

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de São Paulo  e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram o novo  Acordo de Cooperação Técnica nº 264/2024, válido desde 22/11/2024, por 60 meses, para a continuidade do sistema do INSS Digital,  e do Guichê Virtual para toda a advocacia paulista.

Trata-se de um novo Acordo, o qual permite à advocacia paulista continuar realizando procedimentos online por meio da ferramenta INSS Digital com diversos serviços exclusivamente criado para o uso de advogados e advogadas,  requerer benefícios previdenciários e  assistenciais, e outros serviços,  por meio remoto, com envio de documentos digitalizados, e a realização do Guichê Virtual, através de videoconferência utilizando a plataforma Microsoft Teams, acessível por computador ou celular.
 

ATENÇÃO: Todos os advogados e advogadas, que já utilizam o INSS DIGITAL, deverão fazer nova adesão ao ACT, evitando a suspensão do sistema. 
 

Quem pode aderir ao INSS DIGITAL
Advogadas e advogados inscritos e com suplementar  na Seccional Ordem de São Paulo - OAB/SP,   desde que ativos e adimplentes e que não se encontrem punidos pela OAB ou que não estejam conhecidamente com condenação criminal.

Para 1ª Adesão/Cadastro no Acordo de Cooperação Técnica- quem nunca utilizou o sistema

As advogadas e os advogados, deverão fazer a adesão, através do site da OAB SP, assinando os termos: 1. Termo de Compromisso e de Manutenção de Sigilo - TCMS;  2. Termo de Ciência de Boas Práticas e Recomendações de Segurança Cibernética, e o 3. Termo de Aceite Acordo de Cooperação Técnica - OAB,  com certificado digital, em um único arquivo em PDF.

Atenção: O e-mail informado no formulário no momento do cadastro do primeiro cadastro, deve ser informado àquele que a advogada e advogado queira se cadastrar na DATAPREV, para ter acesso a plataforma. Orientamos preferencialmente o do Gmail, para evitar inconsistências no sistema do INSS DIGITAL.    

Prazo para 1ª adesão  utilizar o sistema: A OAB/SP recebe o cadastro e o envia a Dataprev, que é responsabilidade para a validação do acesso ao sistema do INSS Digital da DATAPREV.

O prazo para processamento das informações e da validação do 1º cadastro é de 30 (trinta) dias úteis.  

Para 2ª Adesão/Cadastro – advogados(as) que já utilizam o INSS DIGITAL

Todos os advogados e advogadas, que já utilizam o INSS DIGITAL, e o guichê virtual, devem realizar o preenchimento e a confirmação dos dados do formulário, para validar a nova adesão ao ACT, e evitar a suspensão do acesso ao sistema.

Atenção: O e-mail informado no formulário abaixo, DEVERÁ ser o e-mail que a advogada e advogado recebe notificações sobre andamentos de pedidos e serviços no INSS DIGITAL, e que recebe link para realizar o guichê virtual, aquele já cadastrado na primeira adesão.

Para os advogados(as) que já utilizam o sistema, com a assinatura dos termos do acordo de cooperação técnica - ACT vigente, automaticamente serão validados e não receberam e-mail, pois já utilizam o sistema do INSS DIGITAL. 


 

Requisitos para a 1ª e 2ª adesão/cadastramento

ATENÇÃO: O sistema requer que o plugin Certisign WebSigner, esteja instalado em seu computador para os assinar documentos com o certificado digital.

Antes de prosseguir, verifique se o certificado digital está funcionando corretamente no seu computador, após clique aqui. https://get.websignerplugin.com/Setup?brand=&jslib=&browser=Chrome&returnUrl=

Atendido os  pré-requisitos, a advogada, advogado para se cadastrar no site da OAB SP, clique no link "INSS Digital". 

Acordo de Cooperação Técnica - ACT nº 264/2024 e anexos

Novo Acordo de Cooperação Técnica - ACT nº 264/2024

Plano de Trabalho

  1. Termo de Compromisso e de Manutenção de Sigilo - TCMS
  2. Termo de Ciência de Boas Práticas e Recomendações de Segurança Cibernética
  3. Termo de Aceite Acordo de Cooperação Técnica - OAB

Termo de Representação e Autorização de Acesso às Informações Previdenciárias

Editável: Termo de Representação e Autorização de Acesso às Informações Previdenciárias - https://www.oabsp.org.br/upload/2623154826.pdf

Atenção: O novo ACT,  trouxe o novo Termo de Representação e Autorização de Acesso às Informações Previdenciárias, o qual deve ser anexado em todos os serviços disponibilizado no INSS DIGITAL.
 

Cartilhas

- Cartilha INSS digital
- Cartilha 1ª e 2ª Adesão ao ACT
- Cartilha Guichê Virtual
- Passo a passo para protocolar o requerimento 
- Cartilha para a pessoa idosa

Campanha Proteção à Pessoa Idosa 

A Comissão Especial de Direito Previdenciário da OABSP preparou a cartilha acima, sobre empréstimos consignados e fraudes em benefícios previdenciários.

É importante que o (a) beneficiário (a) saiba quando pode estar sendo enganado (a) e evitar essa ocorrência. Foi este o principal motivo da criação da cartilha, que teve a participação das Comissões da OABSP: Comissão de Direito Previdenciário, Comissão da Pessoa Idosa e Comissão da Tecnologia e Inovação.

Cartilha de Previdência Social - Conheça o Seu Direito

Neste material produzido pela Comissão de Direito Previdenciário, advogados e aposentados encontram as principais definições sobre o tema. O material descreve, de maneira didática, todos os tipos de benefícios, com valores, prazos e esclarece outras dúvidas. 

Esses materiais podem ser compartilhados com toda sociedade, no intuito de alcançar o maior número de pessoas

Como mudar o e-mail cadastrado no INSS Digital da OABSP:
Caso precise alterar o e-mail cadastrado no INSS Digital, é necessário encaminhar e-mail para inss@oabsp.org.br, e será remetido a DATAPREV/INSS solicitando alteração do cadastro.

Acesso ao PAT – Portal de Atendimento - INSS DIGITAL

✓ Para acessar o sistema do INSS, clique aqui 

O advogado já cadastrado junto ao INSS DIGITAL,  vai acessar com seu certificado digital A3, e com a autenticação de múltiplo fatores (MFA).

Duplo fator de Autenticação para acesso ao INSS digital

Utilização do MFA (autenticação multifator) nos acessos aos sistemas disponibilizados pela Dataprev. O “Duplo Fator de Autenticação”, é um recurso já consagrado como eficiente e de fácil utilização e é realizado por códigos gerados pelo “Google Authenticator”, conforme ofício circular nº 3/2023DTI-INSS.

Acesse o ofício, o manual e o vídeo  para tirar suas dúvidas de como proceder. Basta clicar abaixo:

Ofício  circular nº 3/2023 DTI-INSS. -  portaria,

 manual 

 vídeo  

Caso ainda tenha dúvida, leia a cartilha acima INSS digital.
 

Orientação de como gerar o MFA: 

Após ler o manual e assistir o vídeo, faça  o login  no INSS DIGITAL pelo seu certificado, vai aparecer uma tela solicitando o Código numérico. Para ter o código numérico, tem que clicar em reiniciar o dispositivo MFA e colocar o e-mail cadastrado no INSS DIGITAL. Vai chegar o e-mail com link para confirmar a reinicialização do dispositivo, clica em confirmar.

Depois retorna para a página do novo requerimento, preencha os dados novamente e faça o login, vai aparecer uma tela com o QR CODE e 5 códigos backups (esses são os códigos numéricos). Salva essa tela em PDF, pois você vai utilizar os códigos para acessar. Clica em registrar e coloca o código numérico de 8 dígitos. (Cada código só pode ser utilizado 1 vez, após usarem todos os códigos, tem que reiniciar o dispositivo MFA novamente para obter novos códigos.)

Às vezes o erro no aplicativo pode ocorrer devido a hora do celular não ser igual a do computador.  Nesse caso tem que sincronizar a hora do celular com a hora do computador.

Orientamos ainda, ao realizar o acesso, limpar os cookies e cache, digitando na barra de endereço por completo e depois apertar o enter: atendimento.inss.gov.br. Ou ainda que tentar em outros navegadores (Google Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge).

Caso persista o erro após os procedimentos mencionados acima, retornar com os prints da tela, remetendo ao setor de suporte da OAB, através do e-mail: inss@oabsp.org.br, devendo indicar o endereço eletrônico acessado, bem como o dia e hora do acesso, nome, oab, e-mail cadastrado e cpf para que possamos categorizar a reclamação diretamente ao DTI para tratar o caso.


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