Entrega de Carteiras

12 de abril de 2024 - sexta

Em Santo André, mãe entrega carteira da Ordem à filha e relembra dificuldades

Cerimônia teve como paraninfo o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica

Leonardo Dominiqueli Pereira, presidente da OAB Santo André, fala ao lado de Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP, e corpo diretivo da Subseção. Foto: OAB SP/Divulgação


A solenidade de outorga de carteiras a 21 novos advogados e advogadas recém-inscritos na Ordem paulista, na 38ª Subseção de Santo André, foi marcada pela emoção. A entrega ocorreu na noite desta quinta-feira (11), com a presença do vice-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, e participação ativa dos familiares.

Larissa Reis dos Santos, de 22 anos, estava entre os profissionais que agora ingressam no Universo OAB.  Sua mãe, a professora Sidneia dos Reis Bento, chorou do início ao fim da cerimônia. “Eu acordava de madrugada para levá-la ao ponto de ônibus para ir para a faculdade. Foram dias bem difíceis, porque somos uma família humilde, e hoje vejo a recompensa: minha filha está formada e não consigo me conter de tanto orgulho”, disse muito comovida.

A emoção de Sidneia era tanta que Leonardo Sica e o presidente da OAB Santo André, Leonardo Dominiqueli Pereira, quebraram o protocolo e a convidaram para entregar a carteira da Ordem à sua filha. Normalmente, o ato é feito pelos próprios diretores da OAB. “Peço desculpas por não conseguir conter as lágrimas e chamar a atenção, mas estou muito feliz”, concluiu a mãe da jovem advogada. 

Sica, que foi paraninfo da turma, começou seu discurso com duas palavras: obrigado e parabéns. "Obrigada à OAB de Santo André, ao presidente Leonardo e à sua diretoria por me permitir estar aqui hoje com vocês, compartilhando um momento tão especial. E, parabéns aos novos colegas, que passaram por uma prova difícil e que reprova 80% dos candidatos", afirmou o vice-presidente da OAB SP. Destacou, ainda, que a sensação de pegar a carteira da Ordem é de vitória, comemoração, celebração e alívio. 

Larissa Reis dos Santos e a mãe, Sidneia dos Reis Bento

Já o presidente da OAB Santo André pontuou a relevância da Ordem para o país, presente nos principais atos democráticos da história brasileira. “Quando acontece algum episódio relevante, seja no âmbito nacional, estadual ou municipal, alguém vai pedir opinião ao Ministério Público. E quando a imprensa ou o cidadão civil quer uma resposta, eles se lembram de quem? da OAB. Vejam a importância que temos para a sociedade civil”, disse aos novos advogados e advogadas.

A solenidade também contou com a presença da secretária-geral da OAB Santo André, Mirian Bazote, da conselheira da Secional São Paulo, Rosa Ramos, e do presidente e vice da OAB Ribeirão Pires, Ricardo Abou Rizk e Nilton Cesar da Costa. Também prestigiaram a cerimônia o diretor do Tabelião de Notas de Santo André, Thomas Nosch Gonçalves, o vice-presidente  do TJDE e presidente do STJD da Liga Nacional de Basquete, Patrick Pavan, e o diretor-tesoureiro da OAB São Bernardo do Campo, Thiago Trindade Abreu da Silva Menegaldo.  
 


pub