A defesa das prerrogativas dos advogados foi destacada na sessão solene de Desagravo Público em favor do advogado Ricardo Guedes Garisto, ofendido em suas prerrogativas profissionais pela guarda-municipal, Rosa Dias de Souza. O ato foi presidido pelo Presidente do Conselho de Prerrogativas da 8ª Região, Alexandre Bulgari Piazza e contou com a participação do Diretor-Tesoureiro da Ordem paulista, Alexandre de Sá Domingues; Adib Kassouf Sad, Vice-Presidente da CAASP; Victor Anghinoni, Presidente da subseção de Serra Negra e com a presença de colegas da advocacia que estiveram presentes na Casa da Advocacia de Amparo, na tarde desta segunda-feira (17).
Presidente do Conselho de Prerrogativas da 8ª Região, Alexandre Piazza, afirmou que a sessão causava sentimento ambíguo de alegria e tristeza, pois é uma ocasião que reúne a advocacia, porém por um motivo indesejado: a violação de prerrogativas do advogado. Piazza também citou Ricardo Guedes Garisto como modelo a ser seguido. “Dr. Ricardo segue como exemplo para que nunca nos curvemos diante das arbitrariedades”, concluiu Piazza.
O orador da cerimônia, Alexandre de Sá Domingues, lembrou a importância da advocacia para o bom funcionamento das instituições públicas. “A advocacia é o pilar que sustenta a defesa dos direitos individuais e qualquer tentativa de enfraquecê-la é uma ameaça direta à democracia e à justiça”, pontuou Domingues.
Em seu posicionamento, o advogado desagravado, Ricardo Garista Guedes, mencionou os atributos exigidos aos advogados nos enfrentamentos que ocorrem no desempenho da profissão. “A advocacia não é uma profissão de covardes. Então que isso sirva de exemplo e que ninguém, nunca deixe, no exercício de profissão que as suas prerrogativas sejam violadas”, afirmou o advogado.
Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.