
Na última quinta-feira (15), o presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, realizou visita institucional ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo. O dirigente da Ordem paulista foi recebido pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Carlos Muta, em encontro que também contou com as presenças do desembargador federal Marcos Moreira e do secretário de Relações Institucionais da OAB SP no âmbito da Justiça Federal, Antonio Carlos Cedenho
Durante o encontro, Leonardo Sica entregou ao presidente do TRF3 um ofício que reúne as principais demandas da advocacia paulista perante a Justiça Federal, com base em levantamentos realizados pelas Subseções da Secional. O documento apresenta apontamentos recorrentes sobre algumas dificuldades enfrentadas por advogados e advogadas no exercício da profissão, com o objetivo de contribuir para a construção de soluções colaborativas que aprimorem a prestação jurisdicional.
Entre as questões apresentadas, estão a morosidade na tramitação de processos; dificuldades de acesso a magistrados e servidores; instabilidade ou ineficiência dos sistemas eletrônicos; deficiências na estrutura física ou no atendimento das unidades; e falta de uniformização de procedimentos entre Varas e Turmas Recursais.
Na visita, o presidente da OAB SP reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento do diálogo institucional e se colocou à disposição para colaborar com iniciativas, reuniões ou grupos de trabalho que visem solucionar essas questões.