Usinas Solares

28 de maio de 2025 - quarta

OAB SP expande projeto de transição energética e inaugura usina fotovoltaica em Cotia

Solenidade, na sexta (30), contará com as presenças do presidente e do tesoureiro da entidade, Leonardo Sica e Alexandre de Sá Domingues; planejamento é abastecer todas as unidades do estado

Usina instalada em Cotia será responsável por reduzir a emissão de 44,53 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) está expandindo seu projeto de transição energética com a inauguração, nesta sexta-feira (30), de mais uma usina fotovoltaica, na cidade de Cotia. Pioneira, a iniciativa busca contribuir para a preservação ambiental, além de garantir economia para a entidade. O evento de entrega da unidade irá contar com as presenças do presidente e do tesoureiro da Ordem paulista, respectivamente, Leonardo Sica e Alexandre de Sá Domingues.

Com essa nova instalação, a Secional passará a contar com quatro unidades no estado, incluindo a usina localizada na cidade de Três Fronteiras, inaugurada em março de 2023 como projeto-piloto da OAB SP. Depois, ocorreram inaugurações em Ilha Solteira e Votuporanga, ambas no ano passado. O planejamento prevê a construção de 18 usinas, o que permitirá a mudança da matriz energética nos mais de 500 pontos de atendimento da instituição.

A Central Geradora de Microgeração de Energia Fotovoltaica de Cotia é composta por 62 painéis de 580W, que alimentam 25 kW de inversores. A geração esperada, por ano, é de 45,762 MWh, o que irá resultar em uma redução de 44,53 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. A usina está construída em uma área total de 163,99m².

Assim que o projeto estiver consolidado, com a construção de todas as usinas, a projeção é de diminuir a emissão de 100 toneladas de CO2 na atmosfera por mês. Além disso, a economia estimada no gasto com energia será de quase R$ 2,5 milhões por ano, representando uma redução de 70% a 80% em relação ao valor gasto pela Secional, atualmente.

Iniciativa da OAB SP contará com quatro usinas fotovoltaicas instaladas no estado de São Paulo. O planejamento prevê a construção de 18 usinas.


‘Farol para a sociedade’

Sica destaca a importância do projeto das usinas frente a mudanças climáticas que colocam a saúde da população em risco. “Lamentavelmente, estamos vivendo em meio a fumaça, fogo e secura. A OAB SP, neste caso, está funcionando de farol para a sociedade porque, provavelmente, isso que a entidade está fazendo é algo que todo mundo tem que fazer para não morrermos sufocados. O projeto é um marco para a Secional”, destaca o presidente da Ordem paulista.

“É mais um passo na nossa política de sustentabilidade que se associa aos projetos de Subseções ESG ATIVA, que tem, dentre outros objetivos, reforçar a liderança da OAB SP em ações voltadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas, responsabilidade social e governança”, destaca o tesoureiro Alexandre Domingues.




SERVIÇO
Inauguração da Central Geradora de Microgeração de Energia Fotovoltaica
Data: sexta-feira, 30 de maio, a partir das 14h
Local: OAB Cotia – Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1.015, Parque Bahia, Cotia–SP


pub