Evento

01 de julho de 2025 - terça

Presidente da OAB SP prestigia posse da nova diretoria da ABRACRIM no ABC Paulista

Cerimônia reforça parceria institucional e o compromisso com a valorização da advocacia criminal na região


O presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, participou, na última segunda-feira (30), no Auditório Central da Faculdade de Direito de Santo André, da cerimônia de posse da nova diretoria regional da ABRACRIM (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas) da ABCDMRR, que compõem a região metropolitana do ABC Paulista. 

A nova diretoria eleita para os próximos três anos será composta pela diretora regional Priscila Silveira; o vice-diretor Antonio Carlos Cristiano; a secretária-geral Elaine Emília Brandão Rodrigues; e o secretário-adjunto Luan de Rossi Santos. A  entidade representa e defende os interesses dos profissionais que atuam na área do Direito Penal no Brasil. A associação tem como objetivo fortalecer a advocacia criminal, garantir as prerrogativas dos advogados e lutar contra retrocessos na área. 

"A presença da OAB tem um principal significado, reforçar os laços institucionais entre duas entidades da advocacia, entre duas entidades da sociedade civil, entre duas entidades que defendem o livre exercício da profissão, entre duas entidades que defendem o direito de defesa, o devido processo legal e, com tudo isso, o Estado Democrático de Direito”, disse o presidente da Ordem paulista, reforçando a importância da parceria conjunta nos últimos três anos e meio, que rendeu muitos frutos, tanto em prerrogativas, como ética, questões políticas e institucionais na defesa da advocacia para exercer livremente a profissão. Por fim, finalizou divulgando o trabalho da nova comissão da OAB SP que propõe uma reforma no Judiciário. 

A diretora regional eleita da ABRACRIM ABCDMRR, Priscila Silveira, destacou em seu discurso os pilares da resistência, estratégia e amor à advocacia criminal: “Prometo entrega, escuta e luta.” Segundo ela, é a voz que mantém viva a advocacia criminal, uma voz que resiste, que denuncia e que defende o Estado Democrático de Direito: “Estamos aqui para denunciar abusos, para lutar pelas prerrogativas, acolher quem inicia a jornada na advocacia criminal, para formar e informar, mas, antes de tudo, defender as liberdades, mesmo quanto elas nos custam caro”.

A mesa de abertura contou, ainda, com a presença do tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues; o presidente da OAB Subseção São Caetano do Sul, João Paulo Borges; a vice-prefeita de Santo André, Silvana de Medeiros; do deputado estadual Oseias de Madureira; o juiz da Vara de Violência Doméstica de Santos, Edegar de Sousa; do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ronaldo Sérgio Moreira da Silva; do presidente da ABRACRIM São Paulo, Cristiano Joukhadar; do representante da ABRACRIM Nacional, Antonio Belarmino, entre outros representantes e autoridades. 


pub