Falecimento

22 de julho de 2025 - terça

OAB SP lamenta falecimento do advogado e professor Walter Ceneviva

Ele deixa um legado de excelência jurídica para o desenvolvimento do Direito no Brasil


A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) lamenta profundamente o falecimento, nesta terça-feira (22), do advogado, jurista e professor Walter Ceneviva, aos 97 anos. Sua trajetória deixa um legado de excelência jurídica, integridade e valiosa contribuição ao desenvolvimento do Direito no Brasil.

Graduado pela Faculdade de Direito da USP, em 1954, teve atuação na advocacia, no ensino jurídico e no serviço público. Foi consultor-geral da República em 1961, mestre em Direito Civil pela PUC-SP (1978) e regente da Cadeira de Direito Civil na mesma instituição, onde formou gerações de profissionais do Direito.

Entre novembro de 1988 e novembro de 1991, exerceu os cargos de advogado e diretor jurídico da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, conduzindo as atividades jurídicas da emissora e prestando consultoria estratégica no campo do Direito da Comunicação. Foi também sócio do escritório Ceneviva, Maluf e Forlenza Advocacia S/C, com atuação nas áreas de Direito Tributário, Imobiliário, Societário, Comercial e Cível.

Ceneviva ocupou a cadeira de conselheiro da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) nos triênios 1975-1977 e 1978-1980, tendo sido vice-presidente da entidade no último ano de seu segundo mandato, sob a presidência de Miguel Reale Júnior. Assinou ainda a coluna “Letras Jurídicas” no jornal Folha de S. Paulo, contribuindo de forma relevante para a difusão do conhecimento jurídico no país.

A OAB SP expressa suas condolências aos familiares, colegas e amigos, reafirmando o compromisso da advocacia paulista em manter viva a memória e os valores deste grande jurista. 


pub