
A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) lamenta profundamente o falecimento, nesta sexta-feira (15), do advogado e professor Paulo de Barros Carvalho, aos 86 anos. Referência nacional e internacional no Direito Tributário, foi o criador da Teoria da Incidência da Norma Tributária e autor de obras que marcaram gerações de juristas.
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também recebeu o título de Professor Emérito, exerceu papel importante na formação de advogados e estudiosos. Atuou como auditor-fiscal da Receita Federal e, em 1963, integrou o gabinete do então presidente João Goulart.
Desde 1977, presidiu o Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), contribuindo para o fortalecimento da pesquisa e do debate jurídico. Recentemente, teve sua trajetória registrada na biografia Paulo de Barros Carvalho, um jurista brasileiro: Dimensões e Percursos.
A Ordem Paulista expressa suas condolências aos familiares, colegas e amigos, reafirmando o compromisso da advocacia paulista em manter viva a memória e os valores deste grande jurista.