
O presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, esteve presente na solenidade de posse dos juízes aprovados no 191º Concurso de Ingresso na Magistratura. O evento ocorreu na última segunda-feira (22), no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, sob a presidência do desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, atual presidente do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).
A cerimônia marcou o início da carreira dos novos magistrados no Judiciário paulista e a conclusão de um dos concursos mais disputados do país. Publicado em agosto de 2024, o certame recebeu cerca de 4,5 mil inscritos. Após cinco etapas eliminatórias, 117 candidatos foram declarados aptos a integrar o maior Tribunal de Justiça do Brasil.
O concurso destacou-se pela diversidade: os aprovados representam 18 estados brasileiros, com idades entre 26 e 46 anos. Do total, 63 são mulheres e 54 homens, incluindo 15 negros e seis pessoas com deficiência.
José Rogério Cruz e Tucci, representante da OAB SP na Comissão do 191º Concurso, ressaltou o perfil dos novos juízes: "Foi com grande entusiasmo que constatei o empenho dos candidatos, vindos de todas as regiões do Brasil. Aqueles que hoje tomam posse demonstram aptidão e potencial para se tornarem, com a experiência forense, magistrados exemplares", pontuou.
A mesa de abertura também foi composta pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho; o procurador-geral de Justiça do estado de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. E os Integrantes da Comissão do 191º Concurso de Ingresso na Magistratura composta pela procuradora de Justiça e representante do Ministério Público de São Paulo, Mônica de Barros Marcondes Desinano; representante da seção de Direito Criminal, Alexandre Carvalho e Silva de Almeida; representante da seção de Direito Privado, desembargadora Claudia Grieco Tabosa Pessoa; representante da seção de Direito Público, desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva; e o presidente da comissão do concurso, desembargador Vicente de Abreu Amadei.