No dia do advogado, celebrado nesta segunda-feira (11) , a conselheira federal e ex-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, recebeu o Título de Cidadã Paulistana, na Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene. A honraria, uma das mais importantes concedidas pelo Legislativo paulistano, reconhece personalidades que, embora não tenham nascido na capital, prestaram serviços relevantes à cidade.
O presidente da Ordem Paulista, Leonardo Sica, reconheceu o trabalho e impacto de Vanzolini, destacou suas contribuições como líder, sua habilidade de se conectar de forma autêntica e tornar a liderança mais acessível. Enfatizou o orgulho por sua influência, especialmente para as mulheres, e seu exemplo para as futuras gerações e continuidade do seu legado.
“Nós todos estamos aqui, e nós todos estamos em tantos outros lugares, que não aqui também, pelo passo que você deu. Mudou, transformou, inspirou, simplificou, arrumou e reorganizou” e se direcionou, emocionado, para Priscila e Sofia, filhas de Patrícia: “Tenham muito orgulho da mãe que vocês têm. Vocês não conseguem dimensionar o que ela representa para tantas e tantas pessoas, e o que ela representa para tantas mulheres, que vão crescer como vocês em um mundo melhor, pelos passos que ela deu, neste mundo.”
Responsável pela proposta da homenagem, o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, enalteceu sua relevância, representatividade e o seu papel fundamental para a advocacia: “Sua eleição representou não apenas uma conquista pessoal, mas um marco de representatividade e avanço que inspira gerações de mulheres e profissionais do direito.”
A cerimônia contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Ricardo Teixeira, a defensora pública geral do Estado de São Paulo Luciana Jordão, o desembargador Marcelo Vieira de Campos, representando o presidente do Tribunal Regional Federal 3ª Região, e presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB São Paulo, Flávio Paschoa Júnior.
Primeira mulher eleita a presidir a Secional paulista da OAB SP, Patricia Vanzolini fez história ao assumir o cargo na gestão 2022/2024. Filha de pais brasileiros, ela nasceu em Santiago, no Chile, e veio para o Brasil, ainda pequena, após um golpe de Estado no país. Doutora em Direito pela PUC-SP, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Damásio Educacional. Autora de diversos livros, como “Manual de Direito Penal” (2021) e “Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal” (2020). Fundou o Movimento 133 – M133. É sócia do Brito & Vanzolini Advogados Associados e foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo (Abracrim-SP).
Sobre o Título de Cidadão Paulistano
Concedido por meio de Decreto Legislativo, aprovado por ao menos dois terços dos vereadores, homenageia pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento social, cultural, educacional, político ou econômico da capital. Entre os nomes, que já receberam a homenagem, estão o presidente da OAB SP Leonardo Sica, o ator Lima Duarte, o cartunista Mauricio de Sousa, e os escritores Jorge Amado e Ariano Suassuna.