
A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio da Comissão de Justiça Restaurativa, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), por meio do NUJUR DIVERSO USP (Núcleo de Justiça Restaurativa, Diversidades e Saberes Orais), Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos) e o PPGHDL USP (Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades), realizam o Ciclo de Encontros Justiça Restaurativa e Comunidades Tradicionais, nos dias 18 de setembro, 02 e 23 de outubro, às 19h30, pelo canal do youtube Cultural OAB.
O Ciclo de Encontros Justiça Restaurativa e Comunidades Tradicionais é coordenado por Carla Boin, presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB SP e coordenadora do NUJUR DIVERSO USP - Núcleo de Justiça Restaurativa, Diversidades e Saberes Orais, Aivone Carvalho Brandão, professora colaboradora do Programa de pós graduação em Humanidades Direitos e outras Legitimidades – PPGHDL-FFLCH USP, e Sergio Bairon, coordenador do Diversitas-USP e do CEDIPP-ECA/FFLCH-USP.
“Integrar o Programa de Expansão da Justiça Restaurativa da OAB SP com a USP, reforça o compromisso das instituições parceiras em promover diálogos entre a Justiça Restaurativa e os saberes das comunidades tradicionais brasileiras. Esses encontros fortalecem a construção de práticas restaurativas interculturais, valorizando a diversidade, a inclusão e a pluralidade de modos de vida, contribuindo para a consolidação de uma justiça mais humana e participativa” afirma a presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da Secional Paulista, Carla Boin.
A programação contará com três encontros virtuais. O primeiro, em 18 de setembro, traz a roda de conversa “Círculos Restaurativos com Indígenas Boe Bororo”, com a participação da presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB SP, Carla Boin, e do professor indígena Mariel Kujiboekureu, mestre e doutorando pelo Diversitas- FFLCH USP. Em 2 de outubro, será realizado o debate “Gestão Partilhada de Acervos Musealizados: Restauração e Justiça”, Aivone Carvalho Brandão, professora colaboradora do Programa de pós graduação em Humanidades Direitos e outras Legitimidades - PPGHDL-FFLCH USP e Lauro Pariko Ekureu, professor indígena, mestre e doutorando pelo Diversitas- FFLCH USP. O ciclo se encerra em 23 de outubro, com a discussão “Diversidade e Inclusão”, conduzida pelo professor, coordenador do Diversitas-USP e do CEDIPP-ECA/FFLCH-USP, Sérgio Bairon, ao lado do professor, jornalista e diretor artístico da Ocupação Cultural Jeholu, doutor pelo Diversitas- FFLCH USP, Felipe Brito.
Os encontros reforçam o compromisso institucional da advocacia na promoção da escuta, no reconhecimento da pluralidade de vozes e culturas que compõem o país, e como essas práticas podem contribuir com a construção jurídica e social comprometida com a Justiça, a dignidade humana e os direitos fundamentais.
Confira a programação completa:
18/09/2025 (quinta-feira), às 19h30
Círculos Restaurativos com Indígenas Boe Bororo
Palestrantes: Carla Boin e Mariel Kujiboekureu
02/10/2025 (quinta-feira), às 19h30
Gestão Partilhada de Acervos Musealizados: Restauração e Justiça
Palestrantes: Aivone Carvalho Brandão e Lauro Pariko Ekureu
23/10/2025 (quinta-feira), às 19h30
Diversidade e Inclusão
Palestrantes: Sérgio Bairon e Felipe Brito
Transmissão: Cultural OAB: https://www.youtube.com/@CulturalOAB
Inscreva-se aqui