Advocacia Trabalhista

09 de setembro de 2025 - terça

Pesquisa sobre o projeto Equaliza & Especializa do TRT da 15ª Região é apresentada na OAB SP

Especialistas vão avaliar mudanças na organização judiciária trabalhista


A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio da Comissão da Advocacia Trabalhista, apresentará nesta sexta-feira (12), às 9h, a pesquisa acerca do Projeto Especializa & Equaliza, iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O evento terá transmissão pelo canal Cultural OAB, e contará com a participação de especialistas sobre o tema, entre eles o presidente da Comissão, Otavio Pinto e Silva e o advogado Francisco Giordani. 

O Projeto Equaliza & Especializa é uma iniciativa que busca modernizar a estrutura da Justiça do Trabalho por meio da criação de Secretarias Conjuntas entre Varas do Trabalho, visando equilibrar a distribuição de processos, promover especialização das equipes e garantir maior celeridade na tramitação processual. Entre as principais medidas estão a implantação gradual do Balcão Virtual Centralizado, que padroniza o atendimento à advocacia e ao público, para oferecer respostas claras e rápidas. Nesse modelo, o primeiro contato não é feito por máquina ou atendente, mas diretamente por especialistas, que prometem analisar e encaminhar as demandas de forma mais organizada e eficiente.

Outra ação é a Simetria-15, destinada a assegurar a distribuição proporcional da carga de trabalho entre magistrados e magistradas vinculados às Secretarias Conjuntas, independentemente da origem geográfica dos processos. A expectativa é que essa política proporcione julgamentos mais equilibrados e justos.

De acordo com o TRT-15, todas essas medidas buscam garantir à advocacia, à justiça, um serviço mais eficiente, fortalecendo a confiança na Justiça do Trabalho. A Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB SP acompanha de perto a implementação do projeto e, desde o início de 2025, vem coletando manifestações e impressões da advocacia sobre os impactos das mudanças.

Para aprofundar essa análise, foi realizada uma pesquisa on-line com advogados de diferentes regiões e tempos de carreira, avaliando os efeitos do Equaliza & Especializa em aspectos como celeridade processual, qualidade das decisões e acesso ao magistrado.

Segundo o presidente da Comissão, Dr. Otavio Pinto e Silva, os resultados da pesquisa serão apresentados no encontro, e têm como objetivo “apoiar dirigentes, magistrados, servidores, conselheiros e acadêmicos na formulação de melhorias, reforçar a confiança na Justiça do Trabalho e estimular uma cultura de avaliação baseada em dados, em lugar de impressões isoladas”.


pub

Mais Notícias