Comissões

05 de novembro de 2025 - quarta

OAB SP e Federação Paulista de Futebol firmam acordo de cooperação para combater discriminação no esporte

Termo de Cooperação Técnica, operacionalizado pelas comissões da OAB SP, estabelece ações conjuntas de combate ao racismo e promoção da diversidade no futebol paulista.

Foto: Pri Fiotti/Ag.Paulistão

Em cerimônia realizada no Museu do Futebol na última terça-feira (4), a FPF (Federação Paulista de Futebol) e a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) deram um passo importante na promoção da inclusão e no combate à intolerância no esporte. Sob o tema “Não é só futebol: Inclusão, Diversidade e ESG no Futebol Paulista”, o evento contou com a presença do presidente da OAB SP, Leonardo Sica, e o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a FPF e a OAB SP com o objetivo de oferecer suporte jurídico à vítimas de discriminação e violência nos estádios, além de estruturar uma série de ações preventivas e educativas.

As ações de cooperação acontecerão por intermédio das Comissões de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Direito Desportivo da OAB SP. Pelo acordo, a OAB SP se compromete a prestar assessoria jurídica, promover treinamentos sobre legislação antirracista, disponibilizar canais de acolhimento para vítimas e atuar no aprimoramento de protocolos de enfrentamento ao racismo. A FPF, por sua vez, assumiu a responsabilidade de ampliar as campanhas educativas, divulgar canais de denúncia, adotar medidas disciplinares contra infratores e disponibilizar espaços para ações de sensibilização.

O Presidente da OAB SP, Leonardo Sica, destacou a importância da parceria: “Esta iniciativa nos deixa muito felizes. É muito importante para nós essa oportunidade de expandir políticas de inclusão, diversidade e a luta antirracismo praticadas na Ordem paulista com a FPF.” A presidente da Comissão de Igualdade Racial, Rosana Rufino, complementou: “Hoje, damos um passo histórico. Essa parceria representa mais que um compromisso formal, é um pacto ético e social”.

Além da cooperação, o evento lançou oficialmente o Comitê de ESG da FPF, a segunda edição do “Tratado pela Diversidade e Contra a Intolerância no Futebol Paulista” e a 2ª edição do livro ‘ESG na Gestão Esportiva’, organizado por Gustavo Delbin e Mariana Chamelette. As iniciativas consolidam a governança ESG e o compromisso social da Federação Paulista de Futebol para 2026.

Também estiveram presentes à cerimônia: a secretária-geral adjunta da OAB SP, Viviane Scrivani; a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Rosana Rufino; o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB SP, Gustavo Normanton Delbin (que também é Vice-Presidente de Registro, Transferência, Licenciamento e Filiação da FPF); a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP, Camila Torres; a presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Diva Zitto, e a vice-presidente de Gestão Corporativa da FPF, Mislaine Scarelli.


pub

Mais Notícias




pub
pub